Balneário Camboriú
VEJA OUTRAS UNIDADES
47 3367.1025 / 47 99929.1037
◄ VOLTAR

UNIQUALI

NORMAS



03.09.2010
PO 71/01 | Correção do caderno e do livro

No Unificado consideramos três tipos de correção:

correção informal,

autocorreção e

correção direta.

 

Quando a regente propõe uma atividade para seus alunos fazerem individualmente, ela passa entre as carteiras, corrigindo informalmente quando perceber algum erro. Esta correção nem sempre é objetiva; a regente pode solicitar ao aluno que verifique se algo que escreveu está correto, estimulando-o a refletir sobre o que está fazendo. (Por exemplo, vendo a palavra cachorro escrita com x, pergunta: “esta palavra está correta?”) Essa correção é fundamental para a melhora da ortografia dos alunos.

 

Terminada esta atividade, a regente passa à autocorreção. Para tanto, vai ao quadro e resolve os exercícios com a ajuda dos alunos ou, inquirindo os alunos, colhe com eles as respostas, oralmente ou solicita a alguns alunos que venham ao quadro resolver os exercícios ou...

 

Durante este momento, os alunos devem estar atentos e verificarem se o que fizeram está correto. Quando acertar, o aluno põe C (de certo). Havendo erro, compete ao aluno apagar o que fez e escrever a resposta correta. Agindo desta forma, o aluno é estimulado a desenvolver sua autonomia.

 

A professora deve ficar atenta aos alunos que normalmente não fazem a autocorreção, passando entre as carteiras, estimulando-os a fazer.

 

Também se usa o mesmo procedimento na correção de tarefas de casa — atentando-se que quando as tarefas forem de revisão de conteúdo para prova, a autocorreção não é suficiente.

 

Para as turmas do 3º ao 5º do Fundamental, que, como se verá adiante, nem sempre terão a correção direta, a regente poderá, durante a correção informal ou após a autocorreção, dar um visto no material, escrevendo, se achar necessário, um recado (“Parabéns!”, “Continue assim!”, “Procure ficar mais atento!”...)

 

Em seguida, dependendo da série ou da atividade, a regente fará a correção direta. Para tanto, recolherá o material (caderno, livro ou folha avulsa) e, em um horário livre na escola ou em casa, ou ainda enquanto a turma desenvolve alguma atividade que assim o permita, analisará o trabalho de cada aluno, promovendo as correções necessárias.

 

Para as turmas do 1º e 2º do Fundamental, a correção direta dos exercícios consiste em, vendo a palavra escrita erroneamente, a regente escrever a lápis a forma convencional sob a palavra.

 

Já a correção direta de produções de textos, que pressupõe a reescritura, consiste em:

havendo poucos erros e o aluno estando no nível alfabético, usar legenda e escrever a palavra abaixo do texto,

havendo poucos erros e o aluno não estando no nível alfabético, escrever a palavra correta sob a palavra escrita pelo aluno,

havendo muitos erros, escrever outro texto com o aluno.

 

Para as turmas do 3º ao 5º do Fundamental, a correção direta consiste na análise do conteúdo e das questões da língua portuguesa, usando canetas de cores variadas.

 

Com relação ao conteúdo, a regente sinaliza, utilizando os símbolos abaixo. Com relação à língua portuguesa, a regente sinaliza, utilizando as regras do formulário EI 47.

 

Particularmente para as turmas do 1º do Fundamental, usa-se apenas o símbolo C, deixando em branco se houver erro.

 

Sempre após a correção direta do caderno, a regente deve vistar, escrevendo um recado quando sentir necessidade.

 

Sempre haverá a correção informal e a autocorreção. A tabela abaixo define quando se fará a correção direta, de acordo com a série e o material:

 

  Caderno de Atividades Caderno de Tarefas Livro Folhas avulsas
1º ano sempre sempre sempre sempre
2º ano sempre sempre sempre sempre
3º ano periodicamente sempre periodicamente sempre
4º ano periodicamente sempre raramente sempre
5º ano apenas visto sempre apenas visto sempre

 

É importante que os dados deste quadro sejam expostos claramente aos pais.

 

O professor de Inglês seguirá os mesmos procedimentos descritos acima.

Arquivos para download

PO 71 Correção do caderno e do livro DOWNLOAD