Balneário Camboriú
VEJA OUTRAS UNIDADES
47 3367.1025 / 47 99929.1037
◄ VOLTAR

UNIQUALI

NORMAS



29.04.2008
PO 92/01 | Aula Passeio

A aula passeio é uma estratégia que possibilita tanto à regente quanto ao aluno vivenciar diferentes contextos físicos e sociais, permitindo que todos realizem coleta de dados, análises e pesquisas no local visitado.

 

Esta atividade deve ser realizada quando existir a possibilidade, interesse ou necessidade, de acordo com o conteúdo que está sendo estudado. Esta poderá se dar como motivação no início de um conteúdo, aprofundamento de um conteúdo já iniciado ou ainda como a finalização de conteúdo trabalhado.

 

Para organizar uma aula passeio, a regente, trocando idéias com o Coordenador de Turno, escolhe o local a partir das necessidades do assunto em questão e, em seguida, ou visita o local ou busca informações sobre o mesmo (em sites, através de telefonemas...), verificando a viabilidade da ida dos alunos.

 

Definido o local, o CT faz o agendamento, contrata o transporte e estabelece os valores a serem pagos pelo aluno, informando a Secretaria da unidade.

 

Três dias antes da aula passeio, o CT envia um comunicado impresso aos responsáveis, através dos alunos, informando os detalhes da atividade e solicitando que seja devolvida preenchida e assinada a autorização anexa ― a qual deverá retornar um dia antes do passeio. Caso isso não aconteça, a Coordenação de Turno entrará em contato com os responsáveis solicitando a mesma. É importante frisar que o aluno não participará desta atividade se não tiver entregue a autorização à regente.

 

A regente deve elaborar, antes de cada aula passeio, as normas (“combinados”) que regerão a atividade, podendo ser acrescidos outros combinados no decorrer da mesma.

 

Ainda com antecedência, a regente planejará com o grupo a aula passeio, observando objetivo da atividade, aspectos que devem ser observados pelo aluno durante a atividade e forma de registro.

 

É importante salientar que os alunos não devem levar materiais para anotações, pois deverão observar atentamente o local visitado, deixando os registros para serem realizados posteriormente em local adequado e designado pelo professor.

 

Se esta aula fizer parte de um atividade avaliativa, os critérios de avaliação estarão estabelecidos no planejamento e deverão ser apresentados aos alunos.

 

No retorno da aula passeio, a regente retoma os objetivos com o grupo, observando se foram alcançados, e estabelece o registro (relatório, textos individuais ou coletivos, desenho, cartaz, construção de mural, etc.)

Arquivos para download

PO 92 Aula Passeio DOWNLOAD