Balneário Camboriú
VEJA OUTRAS UNIDADES
47 3367.1025 / 47 99929.1037
◄ VOLTAR

UNIQUALI

NORMAS



29.01.2021
Inf. 86/01 | Murais para sala de aula do Fundamental I

 

A sala de aula do Fundamental I tem necessariamente quatro murais:

alfabeto,

calendário e números,

produções da turma e

diversos.

 

Alfabeto. Acima do quadro há um mural com o alfabeto latino, sendo que cada letra aparece nas formas script e cursiva, maiúscula e minúscula.

 

Este mural é enviado pela Direção de Ensino.

 

Calendário e Números. Em uma das paredes há um mural dividido em três partes de mesmo tamanho.

 

Na parte à esquerda, sob o título ‘Calendário’, a regente põe as doze folhas com os meses do ano, uma sobre a outra, retirando-as no decorrer do ano.

 

Na parte ao centro:

acima, sob o título ‘Aniversariantes’ há espaço para fotografias dos alunos que fazem aniversário no mês,

abaixo, sob o título ‘Ajudante do Dia’, há espaço para fotografia do aluno que for escolhido para auxiliar a regente no dia.

 

Na parte à direita, sob o título ‘Números’ há:

para 1º do Fundamental, números de 0 a 20 em numerais cursivos e por extenso,

para 2º do Fundamental, tabela unidade-dezena-centena,

para 3º ao 5º do Fundamental, tabuada do 2 ao 9.

 

Produções da Turma. Nesta mesma parede ou em outra, há um mural com o título ‘Produções da Turma’. Sob o título, a regente, ao longo do ano, expõe, de forma rotativa, os trabalhos das crianças.

 

Diversos. Em uma das paredes há um mural dividido em duas partes de mesmo tamanho.

 

Na parte à esquerda, sob o título ‘Tema de Investigação’, a regente expõe cartazete com o tema escolhido e o projeto de trabalho (O que sabemos? O que queremos sabe? Como vamos descobrir?), elaborado coletivamente com a turma.

 

Na parte à direita, sob o título ‘Dicas do Momento’, a regente expõe, de forma rotativa, cartazete com conteúdos que estão sendo trabalhados (por exemplo: sinais de pontuação, regiões brasileiras, divisão por estimativa...).

 

Rotina. Se a sala for ocupada por turma do 1º do Fundamental, há ainda um pequeno mural, perto do quadro, no qual, sob o título ‘Rotina da Turma’, a regente, no início de cada dia letivo, destaca o que será realizado durante o dia, em ordem cronológica: assembleia, correção da tarefa, recreio, atividades no livro, jogos e brincadeiras...

 

Contraturno. Se a sala for ocupada no contraturno por turma do Fundamental II e Médio, há um painel próprio para esta turma, no local mais indicado, no qual, sob o título ‘Rotina do Matutino’, Coordenador de Turno do segmento põe documentos de interesse da turma (Calendário Escolar, planilha de tarefas de casa, ‘Regras e Sanções’, recados diversos...).

 

Todos estes murais devem ser feitos na unidade, e sugere-se que sejam em meia chapa de MDF na altura (isto é, 1,83 m ÷ 2 = 0,91 cm). A relação abaixo indica o comprimento sugerido:

Calendário e Números: 2,06 m (= 3/4 de MDF)

Produções da Turma: 2,75 m (= 1 MDF)

Diversos: 2,75 m (= 1 MDF)

Rotina da Turma: 0,91 m (= 1/3 de MDF)

Mural do Matutino: 0,30 m (= 1/9 de MDF)

Arquivos para download

Inf. 86 Murais para sala de aula do Fundamental I DOWNLOAD
Inf. 86a Layout da sala de aula do Fundamental I DOWNLOAD