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NORMAS



27.08.2014
PO 19/01 | Acompanhamento do desempenho do aluno no 3º trimestre

Uma das tarefas do Coordenador de Turno do Fundamental II e 1º e 2º do Médio é acompanhar o desempenho escolar do aluno ao longo do ano. Esta norma explicita como isto se dá no terceiro trimestre.

 

No final de novembro ocorre a quinta entrega do relatório Situação do Aluno do ano.

 

Assim, na véspera do dia definido para a entrega, o CT faz imprimir, para todos os seus alunos, os relatórios Situação do Aluno, seguindo o caminho Relatório > Escolar > Acadêmico > Espelho de Notas e escolhendo o modelo 0. Põe seu carimbo e assina.

 

De posse deste material, o CT vai às turmas e entrega os relatórios aos alunos, observando que a nota da Recuperação Trimestral do 2º trimestre e todas as notas do 3º trimestre, exceto a nota das provas da segunda bateria e de alguma prova em que o aluno faltou já estão lançadas. Lembra que quase todos os créditos do ano já foram disputados, mas que ainda há uma bateria de provas, que começará no próximo dia útil.

 

Diz aos alunos que certamente farão Exame que devem se preparar para a última bateria objetivando diminuir a nota que precisará obter neste Exame. Fala aos alunos cuja média geral esteja próxima de 70% que não descuidem, para não ficarem em Exame. Comenta com os alunos que estão com média geral maior ou igual a 80% para não deixarem “cair a peteca”, lembrando que ainda há um cartão de mérito no 3º trimestre.

 

Lembra que na semanada de provas que se avizinha não há aulas e insta todos a dedicarem os próximos dias ao estudo. Conclui dizendo “Vão para casa e estudem!” Solicita que apresentem o documento aos pais, em casa.

 

Então, dispara um e-mail a todos os pais, informando que o relatório foi entregue aos alunos em sala. O texto do e-mail é “Informamos que hoje foi entregue aos alunos presentes o relatório ‘Situação do Aluno’”.

 

Aos que faltaram, entrega no dia seguinte, sem delongas.

 

Tendo em vista que a entrega do relatório se dá na véspera do início da última bateria, alguns dias antes o CT determina ao auxiliar de Coordenação que telefone aos pais dos alunos cuja média geral esteja em torno de 50%, agendando um horário para uma conversa.

 

Antes de iniciar os encontros, o CT gera os relatórios Situação do Aluno e os relatórios de ocorrências (seguindo o caminho Ocorrência > Relatório > Ocorrência de Aluno, escolhendo o tipo ‘extrato com observação’), salvando na tela de seu computador.

 

Na conversa, o CT mostra na tela o Situação do Aluno, dizendo que o aluno corre sério risco de reprovação e que o resultado desta última bateria de provas será decisivo para o aluno ficar em Exame. Para aqueles com média geral abaixo de 50% diz que, se o ano letivo “terminasse hoje, o aluno estaria reprovado”. Conclui explicando como funciona o Exame no Unificado.

 

Importante ressaltar que não são chamados pais cujos filhos estejam com média geral inferior a 45% ou superior a 55%.

 

Cada encontro deste não deve durar mais de 15 min. Um registro simplificado deve ser feito no ASP Escola, na ocorrência “Conversa com o responsável”.

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