Balneário Camboriú
VEJA OUTRAS UNIDADES
47 3367.1025 / 47 99929.1037
◄ VOLTAR

UNIQUALI

NORMAS



28.11.2014
PO 116/01 | Formatura do Terceirão (preparativos finais)

Solenidade de colação. A solenidade de colação ocorre em data e local definidos pelo Diretor Geral em meados de dezembro do ano anterior — mesma data e mesmo local para as turmas das três unidades.

 

A solenidade das turmas da unidade de Balneário se dá das 18h às 19h15 e das unidades de Itajaí e Itapema se dá das 20h30 às 21h45.

 

Participantes da solenidade. Da solenidade de colação participam:

os alunos que aderiram, estão em dia com o pagamento e foram aprovados,

os professores do Terceirão (incluindo nomes de turma e paraninfos),

o Diretor Geral e o Diretor de Ensino,

o Vice-Diretor e o CT do segmento, de cada unidade,

o mestre-de-cerimônias,

as Secretárias Escolares e um auxiliar de Secretaria de cada unidade e

um auxiliar de Coordenação de cada unidade e turno,

além dos familiares dos formandos e de outros professores do Unificado.

 

Alunos. Os alunos deverão estar trajados socialmente — as meninas de vestido e os rapazes idealmente de paletó e gravata, aceitando-se camisa social e blazer, mas não calça jeans nem camiseta. Chegando ao local, ficam na antessala.

 

Professores. Os professores do Terceirão são convocados a participar da solenidade, e cabe ao VD e ao CT se empenharem fortemente para garantir a totalidade deles presente à solenidade. Chegando ao local, ficam na antessala.

 

Diretor Geral. O Diretor Geral chega 30 min antes do início da solenidade, ficando circulando pelo local da cerimônia, cumprimentando alunos, seus familiares e professores. Na cerimônia, defere o requerimento de colação de grau, bate a fotografia com os formandos, presta homenagem aos alunos com melhores desempenhos e faz o discurso de encerramento.

 

Diretor de Ensino. O Diretor de Ensino chega 30 min antes do início da solenidade, ficando circulando pelo local da cerimônia, cumprimentando alunos, seus familiares e professores. Na cerimônia, chama os professores.

 

Vice-Diretor. O VD chega 45 min antes do início da solenidade, ficando circulando pelo local da cerimônia, cumprimentando alunos, seus familiares e professores. Na cerimônia, dá as palavras de abertura e presta homenagem aos alunos com melhores desempenhos.

 

Coordenador de Turno. Os CTs do segmento chegam 45 min antes do início da solenidade, e lhes cabe colocar os alunos em ordem para a entrada e receber os professores, pedindo que se mantenham próximos uns dos outros na antessala. Na cerimônia, entrega os certificados aos alunos, batendo a fotografia com eles.

 

Mestre-de-cerimônia. O mestre-de-cerimônia chega 45 min antes do início da solenidade, dirigindo-se aos bastidores, começando a cerimônia a um sinal da Secretária Escolar.

 

Secretárias Escolares. As Secretárias Escolares chegam 45 minutos antes do início da solenidade, e lhes cabe colocar os alunos em ordem para a entrada, autorizar o mestre-de-cerimônias a iniciar a solenidade, e, com ele, chamar os alunos para receber o certificado. Entre a primeira e a segunda cerimônia, ajudam a ajeitar o local.

 

Auxiliares de Secretaria. Os auxiliares de Secretaria — um de cada unidade — chegam 45 minutos antes do início da solenidade, e lhes cabe ajudar a colocar os alunos em ordem para a entrada e entregar ao CT, atrás da mesa, os certificados. Entre a primeira e a segunda cerimônia, ajudam a ajeitar o local.

 

Auxiliares de Coordenação. Os auxiliares de Coordenação — um de cada unidade e turno — chegam 45 minutos antes do início da solenidade, e lhes cabe ajudar a colocar os alunos em ordem para a entrada, acompanhar a entrada dos alunos e dos professores no salão, acompanhar a subida dos alunos ao palco e seu retorno a seus lugares e acompanhar o deslocamento dos professores à frente do palco e seu retorno a seus lugares. Entre a primeira e a segunda cerimônia, ajudam a ajeitar o local.

 

Preparação do local. Na tarde do dia da cerimônia, o VD da unidade de Balneário providencia que sejam levados ao local do evento, se lá não houver: porta-mastro com quatro buracos, quatro mastros, bandeiras do Brasil, Santa Catarina, município e Unificado, parlatório com microfone e CD com Hino Nacional.

 

Lá, equipe designada pela Direção Geral prepara o local como disposto no croqui, que se visualiza baixando o anexo.

 

Pouco antes do início da cerimônia, sobre a mesa são colocadas plaquetas com os nomes dos que ali se sentarão, pastas com roteiro e lista de formandos para DG e VD, garrafas de água e copos.

 

Numa caixa sob a mesa são colocados os certificados de conclusão. No chão defronte à mesa são coladas etiquetas com os nomes dos que ali se postarão para os cumprimentos.

 

Preliminares. Antes de iniciada a cerimônia, os alunos e os professores nomes de turma ficam na antessala.

 

A Secretária Escolar, ajudada pelo CT e pelo auxiliar de Coordenação, põe os alunos de cada turma em fila indiana, em ordem alfabética inversa (isto é, do Z para o A).

 

Estando tudo OK, a Secretária Escolar faz um sinal ao mestre-de-cerimônias para que este dê início à solenidade. Na cerimônia de Itajaí e Itapema, a tarefa cabe à Secretária Escolar da unidade de Itajaí, que o faz após consultar sua colega de Itapema.

Arquivos para download

PO 116 Formatura do Terceirão (preparativos finais) DOWNLOAD