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UNIQUALI

NORMAS



28.01.2015
Inf. 14/01 | Orientação ao Coordenador de Turno do Fundamental I

Inicialmente, o Coordenador de Turno deve conhecer o sistema de avaliação da instituição, que está descrito no PO 37, e os critérios de aprovação e reprovação, que estão no PO 59. Em seguida, deve estudar as tarefas cotidianas do CT, lendo a Inf. 82. Tendo esta noção geral, deve ver o que o espera a cada mês, descrito a seguir.

 

Em fevereiro, preparando-se para o início das aulas, o CT deve verificar como se atende um aluno novato, lendo o PO 89, como se atende alunos com necessidades especiais, estudando o PO 39, e como se faz o ensalamento, seguindo a Inf. 31. Em seguida, vê como é a rotina de entrada e saída dos alunos na sua unidade.

 

Neste mês ainda, o CT deve ler o PO 50, para ver como o Unificado entende que se deve manter a disciplina, e o PO 82, para saber como se dá o Tema de Investigação.

 

É importante observar que, na programação da “Volta às Aulas” está previsto um treinamento aos professores novatos e iniciantes de um conjunto de normas de interesse, definidas na Inf. 25. Assim, convém ao CT se inteirar destas normas. 

 

O início das aulas exige do Coordenador de Turno atenção a uma série de tarefas, detalhadas na Inf. 48; particularmente, deve estudar o PO 26, que disserta sobre o primeiro dia de aula, o PO 78, que trata da reunião inicial com os pais, e o PO 79, que explica como se dá a comemoração de aniversários no segmento.

 

Em março, o CT deve estudar como funciona o atendimento semanal do professor, descrito no PO 100, e como se dão as idas à Escola de Campo, dissecando o PO 04 (primeira parte) e o PO 91 (segunda parte). Também deve ler o PO 108, que orienta sobre as segundas chamadas de sabidinhos, e a Inf. 24, que explica como se organiza o momento cívico.

 

Neste mês ainda, o CT estuda como o Unificado vê a alfabetização, lendo a Inf. 15, e como se avalia o nível de alfabetização dos alunos, analisando a Inf. 97 e o PO 34. Por fim, estuda o PO 28, que trata do rodízio literário. Também se programa para dar um treinamento aos professores novatos e iniciantes de um conjunto de normas de interesse, definidas na Inf. 42.

 

Em abril, o CT estuda como funcionam as aulas de apoio, lendo o PO 07 e como se dão as reuniões trimestrais com os pais, lendo o PO 90. Ainda neste mês, estuda a “Trajetória da Criança” (lendo o PO 75, que traz informações de seu interesse, e o PO 31, que traz orientações ao professor).

 

Em maio,  o CT estuda o PO 96, para instituir o programa de caligrafia.

 

Em julho, o CT organiza as escolinhas do segundo semestre.

 

Em novembro, o CT estuda o PO 33, que descreve a sistemática dos Exames.

 

Em dezembro, se preparando para o novo ano letivo, o CT vê como se avalia criança fora de idade, lendo o PO 24, e qual é a lista de materiais da sala de aula, analisando a Inf. 20.

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