Balneário Camboriú
VEJA OUTRAS UNIDADES
47 3367.1025 / 47 99929.1037
◄ VOLTAR

UNIQUALI

NORMAS



13.05.2015
Inf. 117/01 | Análise comparativa entre 2º Período e 1º Fundamental

Ensalamento

2º Período. Os alunos são divididos nas turmas por idade: os mais novos em uma turma e os mais velhos em outra turma.

1º Fundamental. Os alunos são divididos assim: aqueles que vieram em grande número de uma escola ficam juntos em uma turma; aqueles que vieram de fora e aquele que é o único aluno que veio de uma escola são alocados para completar uma turma.

 

Rotina diária

2º Período. As aulas têm, via de regra, os seguintes momentos: início da rotina, assembleia, atividades dirigidas, recreação, lanche, higiene, hora da leitura, momento da fruta e momento livre.

1º Fundamental. As aulas têm, via de regra, os seguintes momentos: início da rotina, assembleia, atividades dirigidas, recreação, lanche, hora da leitura e momento livre.

 

Livro do Positivo

2º Período. Os livros apresentam-se em quatro volumes, tendo como princípios norteadores os eixos de conhecimento: Identidade e Autonomia, Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade, Matemática.

1º Fundamental. Os livros apresentam-se em quatro volumes, tendo como princípios norteadores os eixos de conhecimento: Identidade e Autonomia, Corpo e Movimento, Linguagem da Arte, Natureza e Cultura, Relações Matemáticas, Cultura Oral e Escrita.

Ambos. Os eixos são apresentados de forma integrada, trazendo a relação entre a realidade sociocultural das crianças e a realidade social ampla. Na construção da leitura e da escrita, pela criança, o elemento central do ensino são os gêneros textuais.

 

Planejamento

2º Período. A professora da turma elabora o planejamento quinzenal com a orientação da Coordenadora Pedagógica. O documento é exposto no mural fora da sala.

1º Fundamental. As professoras da série elaboram o planejamento do livro com a orientação da assessora pedagógica. O documento é colocado no site do Unificado.

 

Tema de Investigação

2º Período. Os alunos desenvolvem três temas ao longo do ano: o primeiro sobre o nome do grupo, o segundo à escolha da professora e o terceiro visando o Uniarte. O planejamento cooperativo e o projeto de trabalho são colocados no site do Unificado e expostos no mural fora da sala; relato quinzenal é colocado no site.

1º Fundamental. Os alunos desenvolvem dois temas ao longo do ano: o primeiro objetivando a Feira do Conhecimento e o segundo visando o Uniarte. O planejamento cooperativo e o projeto de trabalho são expostos no mural fora da sala.

 

Alfabetização

2º Período. Os alunos devem chegar ao final do ano no nível silábico e com a organização própria para uma sala de aula (Inf. 15, item 2). Os alunos escrevem usando a caixa alta (Inf. 37, item 2).

1º Fundamental. Os alunos devem chegar ao final do ano no nível silábico-alfabético (Inf. 15, item 3). Os alunos escrevem usando a caixa alta (Inf. 37, item 2).

 

Livro literário

2º Período. Os alunos recebem um livro por semana para seus pais lerem para eles em casa. Eventualmente, uma das tarefas da semana é sobre o livro (passada na quinta-feira para ser entregue na segunda-feira).

1º Fundamental. Os alunos recebem um livro por semana para ler em casa. Eventualmente, uma das tarefas da semana é sobre o livro (passada na quinta-feira para ser entregue na segunda-feira).

 

Tarefas de Casa

Ambos. Os alunos têm três tarefas de casa por semana, nunca no dia da ida à Escola de Campo nem às sextas-feiras.

Arquivos para download

Inf. 117 Análise comparativa entre 2º Período e 1º do Fundamental DOWNLOAD