Balneário Camboriú
VEJA OUTRAS UNIDADES
47 3367.1025 / 47 99929.1037
◄ VOLTAR

UNIQUALI

NORMAS



11.06.2015
PO 77/01 | Tabuada de multiplicação no Fundamental I

As atividades que buscam fazer os alunos do Fundamental I compreender o conceito da multiplicação são exaustivamente desenvolvidas nos livros do Positivo.

 

Esta norma trata da estratégia adotada pelo Unificado para que os alunos memorizem a tabuada de multiplicação.

 

Semanalmente, as regentes do 3º ao 5º do Fundamental devem dedicar 15 min para aplicar uma técnica de memorização da tabuada, conforme o esquema abaixo:

3º ano / 2º semestre: 10 e 5

4º ano / 1º semestre: 2, 4 e 8

4º ano / 2º semestre: 3, 6 e 9

5º ano / 1º semestre: 7

 

Em agosto, os alunos do 4º e 5º do Fundamental são submetidos a um teste de avaliação, com 20 questões do tipo 3 x 8, elaborado pela Direção de Ensino, versando sobre as tabuadas que o aluno já deveria ter memorizado:

4º do Fundamental: 2, 4, 5, 8 e 10

5º do Fundamental: 2 a 10

 

Uma semana antes da aplicação do teste, a Coordenadora de Turno vai às turmas e informa os alunos que isso será feito.

 

No dia estipulado para a aplicação do teste, o Vice-Diretor vai às turmas e informa que ele aplicará o teste. Informa o número de questões e diz que os alunos terão três minutos para dar as respostas. Pede que aqueles que têm lápis tabuada os guardem. Estando todos ajeitados, entrega as folhas com o rosto para baixo e, quando o último receber, dá o sinal para iniciar, cronometrando.

 

Terminada a aplicação, o VD entrega à CT, que corrige e anota o número de acertos de cada aluno em uma lista base, encaminhando uma cópia à Direção de Ensino.

 

Em seguida, a CT adapta a circular que se obtém baixando o anexo e encaminha aos alunos que acertaram menos de 15 questões, exceto aos com diagnóstico de dificuldade de aprendizagem.

 

Nesta circular se informa que os alunos com acerto inferior a 75% das questões poderão, caso haja interesse, participar de uma bateria de quatro encontros, após as aulas regulares, com duração de 35 min cada, sem custo, e que, ao final, será aplicado novamente um teste.

 

Paralelamente, a Direção de Ensino prepara gráficos indicando quantos alunos de cada turma e de cada série acertaram menos de 15 questões, entre 15 e 19 questões e todas as questões, enviando à CT.

 

Ao entregar a circular em sala, a CT leva os gráficos da turma e da série, induzindo que os alunos com melhor desempenho ajudem seus colegas com desempenho baixo a melhorarem.

 

Nos encontros, professores escalados pela CT aplicarão técnicas de memorização da tabuada. As turmas não deverão ter mais de 15 alunos, e poderão ter alunos de ambas as séries. Alunos com desempenho superior a 75% poderão participar, desde que haja vaga.

 

Em um quinto encontro, a CT aplica novamente o teste. Alunos com baixo desempenho que não fizeram a bateria de encontros podem fazer o teste, caso se interessem. Alunos que não fizeram o primeiro teste são convidados com ênfase a fazê-lo neste momento.

 

Após a aplicação, a CT corrige o teste e anota o número de acertos de cada aluno em uma lista base, encaminhando uma cópia à Direção de Ensino.

 

A Direção de Ensino substitui o resultado daqueles alunos com baixo desempenho que fizeram novamente o teste e tiveram resultado superior e inclui o resultado daqueles alunos que não haviam feito o teste na primeira oportunidade. Aqueles alunos com baixo desempenho que fizeram novamente o teste e tiveram resultado inferior permanecem com o resultado anterior.

 

Em seguida, a Direção de Ensino prepara novamente os gráficos, enviando às CTs.

 

Paralelamente, a Direção de Ensino faz o professor do GRAMA aplicar o mesmo teste do 5º do Fundamental em suas turmas do 9º do Fundamental. De posse do resultado, a Direção de Ensino elabora gráfico por unidade, enviando às CTs do Fundamental I.

 

A CT volta às salas e divulga o resultado da turma e da série, e os compara com o do 9º do Fundamental.

 

Cabe ao assessor pedagógico do Fundamental I elaborar em julho o cronograma destas atividades.

 

Arquivos para download

(A) Circular pós-avaliação da tabuada (4º do Fundamental) DOWNLOAD
(B) Circular pós-avaliação da tabuada (5º do Fundamental) DOWNLOAD
PO 77 Tabuada de multiplicação no Fundamental I DOWNLOAD