Balneário Camboriú
VEJA OUTRAS UNIDADES
47 3367.1025 / 47 99929.1037
◄ VOLTAR

UNIQUALI

NORMAS



12.06.2015
PO 20/02 | Simulado do Terceirão

Os alunos do Terceirão realizam, em um sábado, ao final dos volumes 1 e 2, 3 e 4, e 5 e 6 das apostilas do Positivo, uma avaliação com questões objetivas — o Simulado do Terceirão. Esta norma trata das questões na unidade.

 

No 1º e 2º trimestres, uma semana antes da aplicação do simulado se dá na Escola de Campo a revisão trimestral. No 3º trimestre, ao longo da semana que antecede a aplicação do simulado esta revisão se dá na própria unidade.

 

Na semana que antecede a aplicação do Simulado, o gerente prepara o gabarito provisório e, em cópia sua, anota, ao lado de cada questão, o nome do professor que a elaborou.

 

Então, envia e-mail a todos estes professores pedindo que fiquem de sobreaviso das 12h às 15h30 da segunda-feira seguinte, pois poderão ser consultados por telefone sobre o gabarito de alguma questão.

 

Também nesta ocasião, o gerente gera as listas base em Excel das turmas do Terceirão das unidades e copia os nomes dos alunos para a planilha que se obtém baixando o anexo, enviando a cada Secretária Escolar.

 

Por sua vez, o Vice-Diretor de cada unidade escala todos os auxiliares de Secretaria e de Coordenação para a fiscalização da atividade.

 

A aplicação do Simulado se dá em um sábado, das 9h às 11h30.

 

Às 9h do sábado, um funcionário designado pelo Diretor de Ensino bate duas fotografias dos alunos da unidade realizando a avaliação, e as envia ao Gerente de Ensino.

 

Recebendo as fotografias, o gerente elabora notícia para o site com as fotos e os gabaritos da prova.

 

Às 10h, o gerente de Ensino envia, por e-mail, à Secretária Escolar o gabarito do Simulado.

 

Às 11h30, a Secretária expõe os gabaritos em dois ou três locais da unidade.

 

Neste horário também, o gerente publica a notícia no site.

 

Na segunda-feira, às 7h30 da manhã, o CT vai às turmas do Terceirão, cola uma folha com o gabarito no mural e informa que os alunos que considerarem que algum gabarito esteja incorreto deve procurar a Secretaria até às 12h daquele dia, impreterivelmente.

 

Recebendo um aluno, o funcionário da Secretaria o faz preencher o formulário EP 16, identificando a disciplina, série e data de aplicação da prova, bem como a questão com o suposto problema, o gabarito divulgado e o sugerido. O aluno assina. Ato contínuo, o funcionário entrega o EP 16 à Secretária.

 

Às 12h, a Secretária envia um e-mail ao gerente de Ensino relatando todas as reclamações eventualmente recebidas, nos seguintes termos:

 

Reclamação 1

tipo: A

disciplina: Física

questão: 23

gabarito divulgado: A

gabarito sugerido: E

 

Reclamação 2

...

 

Às 12h15, o gerente de Ensino, ou um preposto, recolhe todas as reclamações e começa a contactar os professores relacionados a cada uma. Localizando, lhe apresenta a situação. Este acata ou não a sugestão de correção.

 

Concluídos os telefonemas, o gerente de Ensino faz as alterações determinadas, prepara o gabarito definitivo, envia por e-mail às Secretárias e altera no site. Esta operação deve estar concluída até ás 16h.

 

Recebendo o gabarito definitivo, a Secretária, com uma força tarefa por ela escalada, promove a correção dos cartões-resposta, devendo concluir a operação até às 18h30.

 

Terminada a correção, a Secretária lança na planilha que recebeu do gerente de Ensino o número de acertos de cada aluno de sua unidade, com uma casa decimal, enviando à Secretária designada pelo Diretor de Ensino para compilar o resultado do simulado.

 

Esta Secretária, recebendo as planilhas de suas colegas, une os dados numa só planilha, põe em ordem de classificação, completa e depois oculta a coluna ‘Núm’ (de número); salva esta planilha como ‘Simulado do Terceirão (resultado geral)’.

 

Em seguida, faz cópias desta planilha:

uma para cada unidade, eliminando os alunos das outras unidades e ajustando a coluna ‘Núm’; salva como ‘Simulado do Terceirão (resultado de ...)’,

uma eliminando os 10% dos alunos com menor desempenho; salva como ‘Simulado do Terceirão (divulgação geral)’.

 

Por fim, faz cópias da planilha ‘Simulado do Terceirão (resultado de...)’, eliminando os 10% dos alunos com menor desempenho; salva como ‘Simulado do Terceirão (divulgação de ...)’.

 

Então, envia, ainda naquele dia:

às suas colegas as planilhas ‘resultado’ da unidade,

aos CTs as planilhas ‘divulgação geral’ e ‘divulgação’ da unidade e

ao gerente de Relacionamento a planilha ‘divulgação geral’.

 

Na terça-feira, os CTs afixam as planilhas em dois ou três lugares, incluindo o mural do Terceirão.

 

Por sua vez, o gerente verifica os doze melhores classificados, providenciando suas fotos para a confecção de um banner.

 

Havendo empate, o gerente de Relacionamento verifica com a Secretária da unidade do aluno o número de pontos sucessivamente em Português, Matemática, Atualidades, História, Física, Geografia, Química, Biologia ― este é o critério de desempate.

 

Estando os banners prontos, o gerente de Ensino os encaminha às Secretárias Escolares.

 

Recebendo os banners, a Secretária os expõe em local definido pelo VD, devolvendo os anteriores, se houver, ao gerente de Relacionamento.

 

Paralelamente, a Secretária Escolar lança no ASP Escola as notas dos alunos, observando que cada questão vale 0,1 crédito.

 

Aluno que não fez o simulado recebe, via de regra, zero.

Arquivos para download

PO 20 Simulado do Terceirão DOWNLOAD
PO 20a Simulado do Terceirão (planilha de classificação) DOWNLOAD