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NORMAS



17.11.2015
PO 52/02 | Produção de Texto no 1º e 2º do Médio

 

Os gêneros textuais são os textos materializados, encontrados em nossa vida diária, e que apresentam características sociocomunicativas definidas por conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição ― por exemplo, poesia, crônica, conto, prosa, narrativa, mas também carta pessoal, conversa telefônica, e-mail, anúncio, convites, atas, avisos, bulas, contos de fadas, ementas, ensaios, entrevistas, circulares, contratos, decretos, discursos políticos, histórias, instruções de uso, letras de música, leis, mensagens, notícias.

 

Tipologia textual é a forma como um texto se apresenta, uma espécie de “construção teórica” que a natureza linguística da composição do texto determina. As tipologias existentes são: descrição, narração, dissertação, argumentação e injunção. Cada uma dessas tipologias é utilizada pelas pessoas para se comunicar em diferentes gêneros, mas cada gênero exige um maior ou menor domínio de cada uma delas. Por exemplo: num conto, usamos predominantemente a capacidade de narrar, mas podemos colocar personagens discutindo um assunto, e então aparecerá a capacidade de argumentar.

 

No Unificado, ao longo das aulas destinadas à produção de textos, são trabalhadas as tipologias textuais e os gêneros textuais.

 

Ao longo do ano, há seis produções de texto informais e sete produções de texto formais ― estas, três de gêneros textuais e quatro de tipologia textual.

 

As produções de texto informais são feitas no caderno ou em algum suporte adequado. As produções de textos formais são avaliadas — cada uma das avaliações compreende algumas etapas; cada etapa equivale a uma aula.

 

Ao longo do trimestre, os alunos fazem duas produções de textos informais. Tais produções são realizadas em sala de aula ou como tarefa de casa, seguindo-se uma proposta sugerida pelo livro do Positivo ou uma proposta extra, adequada ao gênero textual que está sendo trabalhado.

 

As produções de texto informais não valem nota. Ocasionalmente, contam na nota livre da disciplina.

 

As propostas e os temas das produções de texto formais são definidos pela Central de Redação, que elabora o material pertinente.

 

As produções ocupam cinco aulas:

na primeira aula, o professor de Filosofia e Sociologia apresenta o tema e promove uma discussão, com o objetivo de subsidiar os alunos, permitindo um, às vezes para alguns, primeiro contato com o tema; os pontos levantados pelo professor são anotados pelo aluno no ER 09,

na segunda aula, o professor de Português apresenta a estrutura escolhida,

na terceira aula, o aluno faz o rascunho no ER 06,

em casa, o professor de Português analisa o material de cada aluno, fazendo observações (p. ex., ‘Atente para o parágrafo muito longo’ ou ‘Não se dirija ao leitor’) à caneta no próprio texto,

na quarta aula, o aluno passa o texto a limpo no ER 01 (se narração e/ou descrição) ou no ER 02 (se dissertação ou argumentação),

ao longo das duas próximas semanas, a Central de Redação avalia os textos produzidos, devolvendo-os ao professor de Português,

na quinta aula, o aluno faz a reescritura, observando-se as correções apontadas, no ER 03.

 

Cada produção de texto vale a mesma quantidade de créditos da respectiva prova da disciplina de Português. Por exemplo, se a P1 do 1º trimestre de Português valer 10,0, a R1 tem o mesmo valor.

 

Algumas observações:

ausência de título tira 6 décimos da nota total,

inadequação à proposta tira de 5 a 10 décimos da nota total,

falhas além do limite tiram de 5 a 10 décimos da nota total,

desrespeitar a modalidade tira 30 décimos da nota total e

não atingir o número mínimo de linhas gera nota 3,0.

 

A cada uma destas produções de texto, o corretor da Central de Redação escolhe alguns destaques por turma, arquivando. Deste modo, no final do ano haverá diversas produções por turma. O corretor elimina os textos de autores com um único texto e encaminha ao Coordenador da Central de Redação.

 

Recebendo, o Coordenador seleciona, de cada proposta, dois ou três textos, e os apresenta à equipe de professores do Médio, que escolhe o melhor texto de cada proposta.

 

O pessoal da Direção de Ensino digita o texto, enviando-o ao Coordenador da Central de Redação.

Arquivos para download

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