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NORMAS



17.11.2015
PO 51/02 | Produção de Texto no Fundamental II

 

Os gêneros textuais são os textos materializados, encontrados em nossa vida diária, e que apresentam características sociocomunicativas definidas por conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição ― por exemplo, poesia, crônica, conto, prosa, narrativa, mas também carta pessoal, conversa telefônica, e-mail, anúncio, convites, atas, avisos, bulas, contos de fadas, ementas, ensaios, entrevistas, circulares, contratos, decretos, discursos políticos, histórias, instruções de uso, letras de música, leis, mensagens, notícias.

 

Tipologia textual é a forma como um texto se apresenta, uma espécie de “construção teórica” que a natureza linguística da composição do texto determina. As tipologias existentes são: descrição, narração, dissertação, argumentação e injunção. Cada uma dessas tipologias é utilizada pelas pessoas para se comunicar em diferentes gêneros, mas cada gênero exige um maior ou menor domínio de cada uma delas. Por exemplo: num conto, usamos predominantemente a capacidade de narrar, mas podemos colocar personagens discutindo um assunto, e então aparecerá a capacidade de argumentar.

 

No Unificado, ao longo das aulas destinadas à produção de textos, são trabalhadas as tipologias textuais e os gêneros textuais.

 

Ao longo do ano, há cerca de 24 produções de texto informais e seis produções de texto formais ― estas, três de gêneros textuais e três de tipologia textual.

 

As produções de texto informais são feitas no caderno ou em algum suporte adequado. As produções de textos formais são avaliadas — cada uma das avaliações compreende algumas etapas; cada etapa equivale a uma aula.

 

Ao longo do trimestre, os alunos fazem, no caderno, cerca de oito produções de texto. Cabe ao professor selecionar uma destas por trimestre, encaminhando ao editor de novos escritores do jornal “O Leitor” (PO 111).

 

As produções de gêneros textuais ocupam três aulas:

na primeira aula, o professor faz uma explanação do gênero,

na segunda aula, o aluno faz o rascunho numa folha,

em casa, o professor analisa o material de cada aluno, fazendo observações à caneta no próprio texto,

em casa ou na terceira aula, conforme o caso, o aluno passa seu texto a limpo no suporte adequado.

 

Cada produção de texto vale 4,0 ou 3,0 créditos, dependendo do trimestre, distribuídos de acordo com o gênero escolhido.

 

As produções de tipologias textuais ocupam cinco aulas:

na primeira aula, o professor apresenta a estrutura da tipologia textual escolhida,

na segunda aula, o professor apresenta a proposta e o aluno inicia o rascunho no ER 10; ao final, o professor recolhe os rascunhos,

na terceira aula, o aluno conclui o rascunho,

em casa, o professor analisa o material de cada aluno, fazendo observações à caneta no próprio texto e preenchendo a tabela de orientações para a reescritura,

na quarta e na quinta aulas, o professor entrega o rascunho a cada aluno, fazendo observações individuais e específicas; à medida que recebe a orientação, o aluno passa seu texto a limpo no ER 07.

 

É importante observar que os alunos que concluírem a atividade antes dos demais devem ser instados a desenvolver alguma outra atividade adequada (como, por exemplo, ler um livro).

 

Os créditos dedicados a cada produção de texto vale são assim distribuídos: 40% pelo conteúdo, 20% pela coesão, 30% pela correção ortográfica e 10% pela estética.

 

Algumas observações:

ausência de título tira 6 décimos da nota total,

inadequação à proposta tira 6 décimos da nota total,

falhas além do limite tiram 6 décimos da nota total e

não atingir o número mínimo de linhas gera nota 1,8.

 

Ao longo de todas as produções, o professor escolhe destaques por turma, arquivando. Deste modo, no final do ano deve haver quatro produções por turma, que o professor encaminha ao facilitador.

 

Recebendo, o facilitador distribui cada conjunto a um outro professor da equipe sem contato com aquela turma, solicitando que escolha o melhor texto. Assim, cada turma do Fundamental II terá um texto selecionado.

 

O próprio professor que selecionou digita o texto, enviando-o ao facilitador, que, após uma última correção, o encaminha ao Coordenador da Central de Redação.

Arquivos para download

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