Balneário Camboriú
VEJA OUTRAS UNIDADES
47 3367.1025 / 47 99929.1037
◄ VOLTAR

UNIQUALI

NORMAS



17.11.2015
PO 29/02 | Produção de Texto no Fundamental I

 

Os gêneros textuais são os textos materializados, encontrados em nossa vida diária, e que apresentam características sociocomunicativas definidas por conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição ― por exemplo, poesia, crônica, conto, prosa, narrativa, mas também carta pessoal, conversa telefônica, e-mail, anúncio, convites, atas, avisos, bulas, contos de fadas, ementas, ensaios, entrevistas, circulares, contratos, decretos, discursos políticos, histórias, instruções de uso, letras de música, leis, mensagens, notícias.

 

Tipologia textual é a forma como um texto se apresenta, uma espécie de “construção teórica” que a natureza linguística da composição do texto determina. As tipologias existentes são: descrição, narração, dissertação, argumentação e injunção. Cada uma dessas tipologias é utilizada pelas pessoas para se comunicar em diferentes gêneros, mas cada gênero exige um maior ou menor domínio de cada uma delas. Por exemplo: num conto, usamos predominantemente a capacidade de narrar, mas podemos colocar personagens discutindo um assunto, e então aparecerá a capacidade de argumentar.

 

No Unificado, ao longo das aulas destinadas à produção de textos, são trabalhadas as tipologias textuais e os gêneros textuais.

 

Ao longo do ano, há nove produções de texto ― seis são de tipologias textuais e três são de gêneros textuais.

 

Das seis produções de texto de tipologias textuais três são informais, precedendo cada uma das três formais (isto é, aqueles que receberão uma nota).

 

A produção de um texto informal ocupa duas aulas:

na primeira aula, o aluno faz o rascunho numa folha qualquer,

em casa, a regente corrige, utilizando a codificação estabelecida no EI 47 (Correção de Textos), e escrevendo observações necessárias na própria folha,

na segunda aula, o aluno reescreve seu texto.

 

Logo em seguida, ocorre a produção de texto que será avaliada formalmente, ocupando mais duas aulas:

na primeira aula, o aluno faz o rascunho no ER 11,

em casa, a regente corrige, utilizando a codificação do EI 47 e assinala as orientações no campo Orientações do Professor,

na segunda aula, o aluno reescreve seu texto no ER 12,

em casa, a regente avalia o texto produzido, preenchendo a nota relativa a cada conceito no espaço adequado.

 

Na avaliação final, a regente soma os valores associados a cada conceito, expressos em décimos, escrevendo o resultado no campo Nota Final.

 

Duas observações:

ausência de título tira quatro décimos da nota total e

inadequação à proposta tira quatro décimos da nota total.

 

No livro do Positivo são trabalhados vários gêneros. Aquele em cada trimestre que será objeto de atividade avaliativa terá seu estudo aprofundado, utilizando os recursos do próprio material.

 

Neste estudo deve-se observar que o texto produzido deverá ter uma função social e que uma das etapas deverá ser a produção de um rascunho.

 

Este estudo culmina com a produção de um texto no suporte adequado, sendo avaliado de acordo com critérios específicos para cada gênero. (Baixe no anexo os critérios de acordo com o gênero.)

Arquivos para download

PO 29 Produção de Texto no Fundamental I DOWNLOAD