Balneário Camboriú
VEJA OUTRAS UNIDADES
47 3367.1025 / 47 99929.1037
◄ VOLTAR

UNIQUALI

NORMAS



28.11.2016
PO 32/01 | Uniarte (preparativos finais e execução)

 

O Uniarte é um evento para os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, e se constitui de uma exposição de trabalhos e de apresentações artísticas.

 

Exposição de trabalhos. Nas aulas de Arte do início de setembro ao final de novembro, os alunos trabalham a proposta 4 — relacionada ao tema do Uniarte.

 

Assim, o professor de Arte faz os alunos elaborarem trabalhos plásticos que serão expostos na unidade na semana anterior ao Uniarte e na entrada do local em que se darão as apresentações.

 

A exposição na unidade servirá para informar aos pais que o evento está se aproximando, e será aberta pelo Vice-Diretor da unidade com uma apresentação musical, no final da tarde da segunda-feira da semana anterior à semana do Uniarte.

 

A exposição na entrada do local do evento, de pequena monta, servirá para ornamentar o espaço.

 

Apresentações artísticas. Ao longo do terceiro trimestre, os alunos do Fundamental I desenvolvem um Tema de Investigação cujo tema é o do Uniarte. Assim, além da pesquisa, ensaiam uma coreografia, que será apresentada no dia do Uniarte.

 

Todos os ensaios são realizados nas dependências da unidade, exceto o último, que se dará poucos dias antes, no local do evento.

 

Cabe ao CT acompanhar os ensaios, observando o andamento da atividade e o desempenho dos alunos e sinalizando eventuais necessidades de melhoria.

 

Nos ensaios no local em que se darão as apresentações, o CT organiza os deslocamentos, providenciando transporte e pessoal para acompanhar os alunos.

 

Preparativos para o evento. Em data definida no Calendário Escolar, ocorre o Uniarte. Cabe ao VD supervisionar todos os trabalhos, promovendo as condições para o pleno sucesso do evento.

 

Este evento ¾ que deve durar no máximo uma hora e meia ¾ é realizado em local externo, definido pelo VD. 

 

Um mês antes, o facilitador de Arte encomenda a faixa de 6 m de comprimento por 1,5 m de largura, que ficará no palco. Dependendo do tema, providencia algum adereço apropriado.

 

Três semanas antes, o VD define a ordem das apresentações das diversas turmas, buscando, sempre que possível, que a primeira e a última sejam mais empolgantes, deixando a mais emocionante para o final.

 

Neste período, providencia a gravação de um CD com todas as músicas e gravações das apresentações, na mesma ordem. Faz três cópias, ficando com uma e deixando duas com o CT.

 

Ainda contrata um fotógrafo para fotografar as apresentações, com a venda aos pais na Secretaria da unidade, posteriormente.

 

Duas semanas antes, o facilitador de Arte elabora o convite, trazendo informações sobre a exposição de trabalhos e as apresentações artísticas.

 

No dia do evento, não há aula na unidade.

 

Neste dia, se necessário, o CT freta um veículo para transportar os trabalhos plásticos selecionados para a exposição e os cenários confeccionados para as apresentações.

 

Em horário definido pelo VD, pessoal escalado pelo próprio VD (regentes, professores de Arte, auxiliares de Coordenação, zeladores...), assessorados pelo CT e supervisionados pelo VD, organizam o espaço.

 

Alguns detalhes:

as primeiras fileiras de assentos são reservadas aos alunos,

o local onde as doações serão recebidas estará identificado com o nome da instituição que receberá o arrecadado.

 

Uma hora antes do início do evento, o VD chega e se posiciona na entrada, cumprimentando alunos, pais e familiares que vão chegando.

 

Em local próximo, um funcionário da unidade fica recebendo as doações.

 

No telão no palco, a propaganda da campanha de matrículas fica passando.

 

Realização do evento. No horário definido, o VD dá as boas-vindas, informando o tema do Uniarte do ano.

 

Em seguida, o VD convida o Grupo Unificado de Poesia (GUP) a subir ao palco para apresentar o Hino Nacional.

 

Tão logo se encerre esta apresentação, o mestre de cerimônias sobe ao palco e faz uma breve exposição da metodologia do Uniarte, dizendo que aquele momento é a culminância do Tema de Investigação do terceiro trimestre.

 

Então, informa que o show durará cerca de 1h20 e pede que todos fiquem até o final, “pois o encerramento será emocionante”.

 

Em seguida, começa a chamar os diversos grupos para se apresentarem.

 

Faltando duas apresentações, o mestre de cerimônia diz que “estão faltando apenas duas apresentações”.

 

Terminadas estas apresentações, o mestre de cerimônia chama todos os alunos e os professores ao palco, para a apresentação de encerramento — que se constitui em uma música cantada por todos.

 

Por fim, o VD faz o fechamento do evento, informando que aqueles que desejarem poderão levar seus trabalhos para casa. Conclui dando boa noite a todos.

 

Em seguida, desce do palco e se dirige rapidamente à saída, despedindo-se dos alunos, pais e familiares.

 

Finalização do evento. Encerrado o evento, a exposição de trabalhos e os cenários colocados no palco são desmontados ¾ com o auxílio de todos os envolvidos.

 

Na manhã seguinte, todo o material é recolhido à unidade. A faixa e, se houver, os demais adereços enviados pelo facilitador, são encaminhados à unidade onde o evento ocorrerá naquela noite. Cabe ao VD da unidade que está enviando e o VD da unidade que receberá combinarem horário.

 

Arquivos para download

PO 32 Uniarte (preparativos finais e execução) DOWNLOAD
PO 32a Uniarte (dia do evento) DOWNLOAD
PO 32b Uniarte (mestre de cerimônias) DOWNLOAD