Balneário Camboriú
VEJA OUTRAS UNIDADES
47 3367.1025 / 47 99929.1037
◄ VOLTAR

UNIQUALI

NORMAS



08.08.2017
PO 120/01 | Provas adaptadas para alunos com transtorno de aprendizagem

 

Assim que finalizados os procedimentos burocráticos que um aluno com transtorno ou dificuldade de aprendizagem exige, explicados no PO 39, a Direção de Ensino recebe, da Secretaria Escolar, o formulário GC 96, requerendo a preparação das provas adaptadas ou a prova com monitoria.

 

Com os requerimentos recebidos, a Coordenadora de Ensino alimenta a planilha com as informações a respeito do aluno (série, turma, diagnóstico) e às especificidades da prova (por exemplo: questões objetivas, pouca interpretação, etc.) ou somente com a informação de que o aluno faz prova com monitoria. Feita a planilha, envia para Vice-Diretores, Coordenadores de Turno, Secretárias Escolares e, à medida que acontecem as reuniões pedagógicas de Prova 1 de cada disciplina, envia-a aos facilitadores.

 

De posse da planilha, cada equipe discute e escolhe a melhor maneira de construir a prova adaptada, podendo ser duas:

um professor designado faz todas as provas adaptadas, seguindo as orientações daquele documento, ou

cada professor faz a prova adaptada de cada aluno seu (havendo a possibilidade de ser a mesma prova para alunos diferentes).

 

Essas provas são sempre discursivas e devem procurar seguir a diretriz das provas regulares, omitindo-se, quando necessário, alguma seção que não seja coerente, naquele momento, para a avaliação do aluno. Algumas equipes podem optar por não fazer a distribuição dos créditos entre as questões conforme a diretriz, conferindo à prova somente o valor total. Isso flexibiliza a correção e valoriza o empenho e a dedicação do aluno.

 

Após a aprovação do facilitador, as provas são enviadas para a Direção de Ensino, que busca adequá-las ao padrão de formatação das provas regulares. Estando prontas, a gerência de Ensino separa as provas por CT e envia-lhes, em envelope separado, junto com a lista de presença desses alunos (GC 97) e o restante das provas regulares.

 

No dia da aplicação, os alunos com transtorno ou dificuldade de aprendizagem, com o auxílio de um monitor, fazem a prova em sala separada, seja ela adaptada (para aqueles que a requereram) ou com resumo (para aqueles que somente requereram a prova com monitoria). Após o término, as provas são recolhidas e deixadas juntamente com as provas regulares, que serão separadas e entregues aos professores.

Arquivos para download

PO 120 Provas adaptadas para alunos com transtorno ou ... de aprendizagem DOWNLOAD