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UNIQUALI

NORMAS



08.10.2019
PO 57/01 | Aula de Inglês no Fundamental I

 

 

O professor entra em sala falando em inglês, cumprimentando os alunos, perguntando como está sendo o dia deles, ou seja, estimulando as crianças a falarem também.

 

O foco do primeiro momento da aula é a oralidade. Para tanto, o professor retoma o vocabulário aprendido na aula anterior para revisá-lo, instiga os alunos a falarem o que eles já aprenderam e que vai ajudá-los a entender o próximo conteúdo. Isso pode ser feito através de um bate-papo, uma música, uma história, com o auxílio de imagens...

 

Para introduzir uma nova unidade a ser estudada no livro pedagógico, o professor usa o material digital da NatGeo como motivação (uma imagem, por exemplo). Para isso, questiona os alunos a respeito da figura.  

 

What is that? Is it a house? Is it a castle? 

 

Se for necessário, o professor faz interferências na língua materna.

 

Em seguida, o professor apresenta todos os recursos multimídia da unidade, que podem ser músicas, vídeos, exercícios de relacionar palavras a imagens, jogos, intercalando-os com perguntas e repetições de vocabulário. O objetivo é fixar as palavras que acabaram de ser ensinadas.

 

Exemplo. Relacionar os cômodos a suas funções: bathroom – para tomar banho, bedroom – para dormir, kitchen – para cozinhar.

 

A gramática é apresentada ilustrativamente e é, preferencialmente, explicada a partir de exemplos em inglês com ênfase na oralidade, com a associação de imagens a vocabulário sempre que for possível. Havendo necessidade, o professor faz interferências em português.

 

No momento seguinte, faz-se uma atividade lúdica (um jogo, uma interação com alunos, por exemplo) para verificar se os alunos aprenderam o vocabulário novo da unidade.

 

Após a fixação do novo vocabulário, o professor pede aos alunos que abram o studentbook na página específica do conteúdo digital e cobra novamente o vocabulário através de perguntas de mesa em mesa e também através de registro no caderno. O objetivo é verificar individualmente a apreensão das novas palavras. Se a turma for grande, uma outra estratégia, como por exemplo a mímica, pode ser utilizada.

 

Então, o professor usa o workbook para fazer atividades previstas no planejamento. O professor orienta, se for necessário, na língua materna, os alunos sobre o que deve ser feito, mas também usa algumas palavras em inglês durante a explicação.

 

As atividades que não se encontram no nível da turma, visto que o material usado é internacional e os alunos estão adquirindo o idioma como língua estrangeira, devem ser adaptadas pelo professor no próprio material ou feitas através de outros recursos como música, jogos, atividades no caderno etc.

 

No momento da correção das atividades, dependendo da série, o professor procede de maneiras diferentes:

 

 

2º ano

Os alunos respondem aos exercícios oralmente enquanto o professor coloca as respostas no quadro para que sejam copiadas corretamente no livro.

 

3º ao 5º ano

O professor responde as primeiras questões no quadro, mostrando aos alunos como se faz e depois deixa as demais questões para os alunos responderem sozinhos. Na hora da correção, coloca as respostas no quadro para os alunos copiarem corretamente.

 

 

O anexo traz os steps de cada unidade do material didático utilizado.

Arquivos para download

PO 57 Aula de Inglês no Fundamental I DOWNLOAD
PO 57a Steps de cada unidade do material didático da National Geographic DOWNLOAD