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NORMAS



04.01.2021
PO 142/01 | Ensalamento dos alunos / 2ª parte

 

À medida que os alunos vão se matriculando, são alocados pela equipe da Secretaria Escolar em uma turma padrão da sua série em cada turno.

 

Uma das tarefas dos Coordenadores de Turno no retorno às suas atividades é fazer o ensalamento ― isto é, distribuir os alunos nas diversas salas (turmas). Esta norma explica como isso se dá.

 

Retornando. Retornando os CTs, a Secretária Escolar segue no ASP Escola o caminho Gerencial > Exportação > Geração de Arquivos, seleciona a visão ‘Dados Alunos Matriculados’ e o layout ‘Observações’. Na nova tela, seleciona regional e instituição, e digita:

ano exercício: ano em curso,

código da situação da matrícula: 1 (= ativo),

Clica no botão Pesquisar, gerando o download.

 

Então, abre uma planilha do Excel, clica em Arquivo e procura nos downloads o arquivo que acabou de gerar (na forma Exp...). Clica em Abrir e, sequencialmente, em ‘delimitado’, ‘ponto e vírgula’, 'geral' e no botão Concluir. Por fim, filtra os nomes com observações e envia a planilha por e-mail aos CTs.

 

Via de regra quem faz o ensalamento de uma série é o CT da série anterior. Naturalmente, o ensalamento do 1º do Fundamental é feito pelo CT do próprio segmento. Se o CT da série anterior não estiver mais na função, o CT da série deste ano faz a tarefa.

 

Inicialmente, cada CT imprime uma lista base de suas séries. Aí, ao começar o ensalamento, observa os seguintes pontos:

turmas devem ter números de alunos compatíveis com o tamanho da sala; se as salas tiverem mesmo tamanho, devem ter aproximadamente o mesmo número de alunos,

turmas devem ter aproximadamente o mesmo número de meninos e de meninas,

alunos com necessidades especiais não devem ser todos alocados na mesma turma; idealmente, devem ficar em salas diferentes,

alunos oriundos de uma mesma escola devem ficar em uma mesma turma.

 

Particularmente:

no School, alunos do integral devem ficar em turmas bilíngues,

alunos do Fundamental II bilíngue devem ficar em uma mesma turma.

 

Além disso, as sugestões dos professores e as solicitações dos pais (citadas no PO 138) devem ser ponderadas e, se não conflitarem entre si nem com os critérios estabelecidos acima, devem ser atendidas.

 

Terminada a tarefa, cada CT envia as listagens à Secretária Escolar, que segue no ASP Escola o caminho Gerencial > Consulta Genérica, localize cada aluno pelo código e, na nova tela, clica no link ‘Matrícula’ e altera a turma.

 

Posteriormente. Iniciadas as aulas, algum aluno pode ficar insatisfeito com a turma em que foi alocado.

 

Neste caso, o aluno deve preencher o formulário GC 99 (Solicitação de Troca de Turma), explicitando o motivo do pedido e a turma para a qual deseja se transferir. Colhe a assinatura de seu responsável e entrega diretamente ao seu CT.

 

No Fundamental I, o próprio responsável preenche o formulário, assina e entrega ou envia ao CT, via agenda.

 

Recebendo o pedido, o CT analisa e, percebendo a conveniência, verifica se simplesmente o aluno sairá de uma turma e irá para outra ou se será necessário que um aluno da turma de destino venha para a turma de origem.

 

Neste segundo caso, o segundo aluno terá de preencher o GC 99, colhendo igualmente a assinatura de seu responsável.

 

De todo modo, se autorizar a alteração, o CT dá seu parecer e entrega o formulário (ou formulários) à Secretária Escolar, que procede ao ajuste no ASP Escola.

Arquivos para download

PO 142 Ensalamento dos alunos / 2ª parte DOWNLOAD
PO 142a Ensalamento dos alunos / 2ª parte (Coordenador de Turno) DOWNLOAD
PO 142b GC 99 (Solicitação de troca de turma) DOWNLOAD