Balneário Camboriú
VEJA OUTRAS UNIDADES
47 3367.1025 / 47 99929.1037
◄ VOLTAR

UNIQUALI

NORMAS



13.07.2021
PPP 04/01 | Correção e lançamento de notas de provas

 

Conferência. Após a prova do Fundamental II e Médio ser aplicada, ela é entregue pelo fiscal à Secretaria Escolar. (A seguir, se for prova objetiva, onde se lê prova, leia-se cartão-resposta.)

 

Funcionário designado (aqui chamado conferente) recolhe na Secretaria Escolar as provas e inicia o trabalho de conferência, isto é, confronta as provas com a lista de presença. Havendo alunos que não fizeram a prova, o conferente anota seus nomes em uma planilha de controle de segunda chamada.

 

Havendo alunos que fizeram a prova (o que se evidencia pela assinatura na lista de presença) mas não se a localizando, o conferente informa a Secretária Escolar. Recebendo esta informação, a Secretária Escolar imediatamente repassa ao Coordenador de Turno, que analisa a situação e verifica se houve má-fé por parte do aluno. Havendo, determina à Secretária Escolar que dê nota zero ao aluno. Não havendo má-fé, o Coordenador de Turno apresenta o problema ao Vice-Diretor, que solicita à Direção de Ensino que seja elaborada uma prova especial, definindo uma data para sua aplicação, ou determina que o aluno faça uma prova de segunda chamada, ou determina que a Secretária Escolar dê nota proporcional a outras avaliações, que especifica.

 

Encerrada a conferência, o conferente arquiva a lista de presença e reagrupa as provas por turma. Se for prova discursiva, o conferente prepara o protocolo de entrega das provas ao professor, definindo a data da devolução ¾ dez dias corridos a partir da aplicação ¾, e as entrega na Secretaria Escolar. Se for prova objetiva, o conferente entrega os cartões-resposta à Secretária Escolar, que os arquiva, aguardando a chegada do gabarito definitivo, enviado pela Direção de Ensino.

 

Provas discursivas. Cabe à Secretaria Escolar entregar as provas ao professor o mais rapidamente possível após sua aplicação, devendo, para tanto, ficar atenta aos dias em que este está na unidade. Por outro lado, é obrigação do professor buscar as provas na Secretaria Escolar. Cabe à Secretária Escolar reforçar este fato ao professor novato e àquele que sistematicamente se atrasa, usando como argumento o sistema de avaliação do Unificado.  Dependendo da constância do atraso, a Secretária Escolar pode levar o caso ao Coordenador de Turno, e este, ao Vice-Diretor. 

 

Recebendo as provas, deve o professor corrigi-las, digitar as notas no ASP Escola e devolver as provas aos alunos em sala. Cumpre ao Coordenador de Turno verificar constantemente se a digitação das notas pela sua equipe de professores está em dia. Não estando, deve o Coordenador de Turno solicitar ao professor que o faça, dando-lhe novo prazo. Na eventualidade deste novo prazo também não ser cumprido, o Coordenador de Turno informa o Vice-Diretor, que admoesta o professor e lhe dá um prazo final.

 

Provas objetivas. Cabe à Direção de Ensino incluir, no mesmo dia da aplicação da prova, o gabarito provisório no site e o enviar por e-mail à Secretária Escolar.

 

Ao longo dos próximos três dias úteis, algum aluno pode procurar a Secretaria Escolar para reclamar de um gabarito que, a seu ver, esteja errado. Para tanto, o funcionário que atender o faz preencher um formulário, indicando o gabarito divulgado e o gabarito sugerido. Ato contínuo, a Secretária Escolar envia um e-mail ao assistente de Ensino, com cópia a suas colegas, relatando a reclamação. Recebendo, o assistente de Ensino apresenta a questão ao professor da disciplina. Este acata ou não a sugestão de correção, e o assistente de Ensino informa por e-mail as Secretárias Escolares — se houve alteração do gabarito, informa a causa (questão sem resposta, enunciado confuso ou errado, conteúdo não ministrado, ...). No quarto dia útil após a aplicação da prova, o assistente de Ensino prepara o gabarito definitivo, altera no site e o envia por e-mail às Secretárias Escolares; também anota em uma planilha as correções de gabaritos, a fim de, periodicamente, poder analisar as principais causas e buscar saná-las. Recebendo o gabarito definitivo, a Secretária Escolar determina o início da correção dos cartões-resposta. Após concluir a correção de todos os cartões, o funcionário os encaminha para digitação.

 

 

(Detalhes sobre a atuação da equipe da Secretaria Escolar no PO 63.)

 

 

Homologado pelo Conselho Administrativo em 19/julho/2021

Aprovado pelo Conselho Administrativo Ampliado em 13/julho/2021

Elaborado pela Direção Geral em 1º/fevereiro/2019


Arquivos para download

PPP 04 Correção e lançamento de notas de provas do Fundamental II e Médio DOWNLOAD