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NORMAS



13.07.2021
PPP 06/01 | Tarefas de Casa

 

Tarefa de Casa é qualquer atividade extraclasse proposta formalmente aos alunos pelo professor e geralmente de uma aula para outra, sendo verificada e corrigida.

 

Os objetivos das tarefas de casa são fixar o conteúdo já trabalhado, levantar dúvidas para serem sanadas em sala de aula, aprender a buscar dados sobre um novo assunto, propiciar momentos de aprofundamento e reflexão e criar o hábito de estudo e de compromisso com a aprendizagem, desenvolvendo a autonomia e a responsabilidade do aluno.

 

Os principais tipos de tarefa são exercícios de fixação, coleta de dados, desafios, estudo de texto, produção de texto, leituras e tarefa de final de semana.

 

Na tarefa de exercícios de fixação, o professor elabora questões ou seleciona algumas atividades do livro didático de conteúdos já trabalhados significativamente, que precisam ser memorizados. Na tarefa de coletas de dados, o aluno procura determinado assunto em livros, jornais, revistas, vídeos, internet, buscando na biblioteca (sua, do Unificado ou da cidade), no seu ou no computador do Unificado. Encontrado, o aluno traz para a sala o que considerou mais interessante, apresentando à turma (ou à sua equipe) o que descobriu sobre o assunto. Na tarefa dos desafios, o professor elabora ou seleciona no livro didático uma problematização. Esta questão, que envolve conteúdos já estudados ou não, busca desenvolver no aluno a habilidade de resolver problemas, propor soluções, refletir sobre possibilidades e levantar hipóteses. Na tarefa de estudo de texto o aluno deve fazer uma análise mais específica e aprofundada de um texto (não necessariamente escrito) dado pelo professor. Na tarefa de produção de texto cabe ao aluno formular ideias a partir de uma atividade proposta pelo professor. A tarefa de leitura se destina a dar ao aluno, sobre temas discutidos ou a discutir em sala, informações complementares, encontráveis em fontes (a ‘Veja’ da semana passada, p.ex.) indicadas pelo professor. A tarefa de final de semana tem caráter mais informal e deve exigir alguma participação da família na sua execução.

 

(Detalhamento dos tipos de tarefa está na Inf. 32. Particularmente sobre a tarefa de final de semana há a Inf. 03.)

 

Cabe ao professor passar tarefas de casa para seus alunos. Na elaboração do planejamento, via de regra, não se antecipa qual a tarefa que será passada a cada aula. No entanto, antecipadamente à aula, deve o professor defini-la.

 

Tendo feito esta definição, o professor, ao final de sua aula, informa os alunos da tarefa, explicando o que for necessário e registrando, de forma sucinta, no quadro. Tendo sido passada a tarefa, os alunos devem anotá-la (em sua agenda ou no caderno).

 

Para as turmas do Fundamental I, que têm tarefas de casa diariamente, a explicação da tarefa deve ser mais detalhada e abranger todas as questões. O professor deve se assegurar que não fique dúvida quanto à execução da tarefa.

 

Para as turmas do Fundamental II em diante, o professor deve registrar a tarefa de casa também em um formulário, no dia e na aula em que a execução desta tarefa será cobrada; no final do turno, auxiliar de Coordenação lança as tarefas de casa passadas no dia no site do Unificado. Os alunos destes segmentos devem ter, em média, uma tarefa de casa a cada duas aulas e meia. Semanalmente, cabe à Secretária Escolar levantar os números de tarefa por disciplina, imprimir um cartazete de controle e expô-lo na sala dos professores. Periodicamente,  cabe ao Coordenador de Turno verificar se a meta está sendo atingida; se não estiver, deve agir com os professores que contribuem para este mau resultado.

 

De um modo geral, cabe aos alunos, permanentemente, organizar suas atividades extracurriculares de modo a dispor de tempo para fazer cotidianamente as tarefas de casa com consciência e responsabilidade. Particularmente, cabe ao aluno concentrar-se ao executar a tarefa, executá-las antes do dia marcado pelo professor para sua verificação e corrigi-las, com o apoio do professor.

 

Cotidianamente, compete aos pais proporcionar local e horário adequado à realização das tarefas, fornecendo condições de acesso às diferentes fontes de pesquisa, auxiliar na organização e no planejamento das tarefas, não realizar as tarefas pelos filhos, cobrar com afeto, mas com firmeza, a realização das tarefas pelos filhos, não interferindo, mas colocando-se à disposição para ajudar e verificar a qualidade das tarefas e discutir o conteúdo com o Unificado, quando considerar inadequado.

 

Na aula para a qual a tarefa foi marcada, o professor deve, necessariamente, verificar se os alunos a realizaram. Para as turmas do Fundamental I, o professor faz um levantamento, perguntando, observando o material e vistando. Então, verifica o motivo daqueles que não fizeram a tarefa. Se o aluno alegar esquecimento, registra na agenda. Caso em outros dias o problema se repita, o professor conversa seriamente com a criança, preenche a ocorrência e comunica aos pais pela agenda. Em seguida, o professor passa entre as carteiras, corrigindo informalmente quando perceber algum erro. Esta correção nem sempre é objetiva; o professor pode solicitar ao aluno que verifique se algo que escreveu está correto, estimulando-o a refletir sobre o que está fazendo (vendo a palavra cachorro escrita com x, pergunta: “esta palavra está correta?”, p. ex.). Então, o professor passa à autocorreção. Para tanto, vai ao quadro e resolve os exercícios com a ajuda dos alunos ou, inquirindo os alunos, colhe com eles as respostas, oralmente, ou solicita a alguns alunos que venham ao quadro resolver os exercícios ou... Durante este momento, os alunos devem estar atentos e verificar se o que fizeram está correto. Quando acertar, põem C (de certo); errando, apagam o que fizerem e escrevem a resposta correta. Por sua vez, o professor deve ficar atenta aos alunos que normalmente não fazem a autocorreção, passando entre as carteiras, estimulando-os a fazer. Por fim, o professor fará a correção direta, ou seja, recolherá o material (caderno, livro ou folha avulsa) e, em um horário livre na escola ou em casa, ou ainda enquanto a turma desenvolve alguma atividade que assim o permita, analisará o trabalho de cada aluno, promovendo as correções necessárias.

 

Para as turmas do Fundamental II em diante, o professor verifica de uma das maneiras listadas a seguir, alternadamente: vistando a tarefa de todos os alunos, um por um; pedindo a um dos representantes de turma que verifique a tarefa dos colegas; escolhendo alguns alunos e vistando a tarefa destes; levando para casa para analisar as tarefas. Se, nesta verificação, perceber que um aluno copiou a tarefa de um colega, admoesta-o. Em seguida, anota os nomes daqueles que não fizeram a tarefa; uma ocorrência será registrada para tais alunos. Estes registros subsidiarão a definição de um dos itens que compõem a Nota Livre. Alunos que fizerem todas as tarefas de casa do mês reeberão um adesivo parabenizando. Então, o professor procede à correção de toda a tarefa — oralmente ou no quadro, superficial ou detalhadamente, conforme o caso. É importante o professor perceber que esta atividade é imprescindível e que aí ele se mostra útil ao aluno.

 

(Orientações à regente do Fundamental I estão no PO 27 e no PO 71. Orientações ao professor do Fundamental II e Médio estao no PO 36. Orientações para acompanhamento pelo Coordenador de Turno do Fundamental II e do Médio e pela Secretária Escolar estão no PO 25. Orientações ao auxiliar de Coordenação do Fundamental II e do Médio estão na Inf. 47.)

 

 

 

Homologado pelo Conselho Administrativo em 28/julho/2021

Aprovado pelo Conselho Administrativo Ampliado em 13/julho/2021

Elaborado pela Direção Geral em 8/fevereiro/2021

 

 

 

 

 

 

 

 

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