Balneário Camboriú
VEJA OUTRAS UNIDADES
47 3367.1025 / 47 99929.1037
◄ VOLTAR

UNIQUALI

NORMAS



03.04.2019
PO 27/02 | Tarefas de Casa no Fundamental I

 

Tarefa de casa é qualquer atividade extraclasse proposta formalmente aos alunos pela regente e geralmente de uma aula para outra, sendo verificada e corrigida.

 

Os objetivos das tarefas de casa são (a) fixar o conteúdo já trabalhado, (b) levantar dúvidas para serem sanadas em sala de aula, (c) aprender a buscar dados sobre um novo assunto, (d) propiciar momentos de aprofundamento e reflexão e (e) criar o hábito de estudo e de compromisso com a aprendizagem, desenvolvendo a autonomia e a responsabilidade do aluno.

 

Os principais tipos de tarefa estão descritos na Inf. 32.

 

Cabe à regente passar, com a frequência que julgar necessária, tarefas de casa para seus alunos. Na elaboração do planejamento, via de regra, não se antecipa qual a tarefa que será passada a cada aula. No entanto, antecipadamente à aula, deve a regente defini-la.

 

Tendo feito esta definição, a regente, ao longo da tarde, informa os alunos da tarefa, explicando o que for necessário e registrando, de forma sucinta, no quadro.

 

Paralelamente, a regente deve dar uma explicação detalhada da tarefa, abrangendo todas as questões, assegurando-se que não fique dúvida quanto a sua execução.

 

Tendo sido passada a tarefa, os alunos devem anotá-la em sua agenda.

 

Na aula para a qual a tarefa foi marcada, a regente deve, necessariamente, verificar se os alunos a realizaram.

 

Inicialmente, a regente faz um levantamento, perguntando, observando o material e vistando. Então, verifica o motivo daqueles que não fizeram.

 

Se o aluno alegar esquecimento, registra na agenda. Caso em outros dias o problema se repita, a regente conversa seriamente com a criança, preenche a ocorrência (GC 10) e comunica aos pais.

 

Para os demais alunos, a regente segue os procedimentos descritos no PO 71 (Correção do Caderno e do Livro).

 

Caso a tarefa tenha sido de coleta de dados, todos os alunos devem ser incentivados a serem ouvidos. A regente deve se preocupar em envolver a turma e valorizar igualmente todas as contribuições.

Arquivos para download

PO 27 Tarefas de Casa no Fundamental I DOWNLOAD