Balneário Camboriú
VEJA OUTRAS UNIDADES
47 3367.1025 / 47 99929.1037
◄ VOLTAR

UNIQUALI

NORMAS



13.07.2021
PPP 14/01 | Recuperação Trimestral

 

Ao final do primeiro e do segundo trimestres, os alunos do Fundamental II e do 1º e 2º anos do Médio têm a oportunidade de melhorar seu desempenho em algumas disciplinas, através da Recuperação Trimestral (RT).

 

Para os alunos do 6º ao 8º do Fundamental é oferecida presencialmente RT de Língua Portuguesa e Matemática e on-line de História,  Geografia, Ciências e Inglês (regular). Para os alunos do 9º do Fundamental  é oferecida presencialmente RT de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências e on-line de História e Geografia. Para os alunos do 1º e 2º do Médio é oferecida on-line RT de Matemática, Língua Portuguesa, Química, Física e Biologia.

 

A RT se estende por três semanas: em cada uma das duas primeiras semanas são dadas quatro aulas, nas quais é exposto o conteúdo, são resolvidos exercícios e aplicadas atividades, conforme planejamento (que traz os conteúdos prioritários da disciplina naquele trimestre). Na terceira semana, uma prova é aplicada. O período da RT é definido no Calendário Escolar.

 

As aulas presenciais, de 45 min cada, ocorrem às terças e quintas-feiras, no contraturno. As aulas on-line, de 45 min cada, ocorrem às segundas e quartas-feiras, a partir das 17h30, e aos sábados, a partir das 8h30, sempre com intervalo de 10 min entre uma aula e outra. As provas são aplicadas presencialmente aos sábados, das 8h30 às 11h30.

 

Nas RTs em que as aulas são presenciais o aluno deve se inscrever, pagando na Secretaria Escolar um valor definido pela Direção de Ensino. Nas RTs em que as aulas são on-line o aluno pode assistir às aulas ao vivo ou gravadas e deve se inscrever para realizar a prova, pagando um valor. Mesmo se a RT for oferecida presencialmente, o aluno pode se inscrever apenas para a prova. De todo modo, o aluno pode fazer no máximo três provas. Cabe a Secretaria Escolar alimentar uma planilha com os nomes dos alunos inscritos, seja para as aulas seja para as provas.

 

Cabe à Secretária Escolar enviar recado aos pais pelo aplicativo a respeito das datas da RT, mas cabe ao Coordenador de Turno ir às salas reforçar àqueles alunos com baixo desempenho a importância da participação na atividade.

As aulas presenciais são acompanhadas pelo CT ou por um preposto designado pelo Vice-Diretor da unidade, que entrega ao professor a lista de presença, recolhendo-a no final da aula. As aulas on-line são acompanhadas pelo facilitador tecnológico.

 

As provas são acompanhadas por pessoal designado pelo VD da unidade, e seguem os procedimentos de praxe. Na segunda-feira seguinte à aplicação, cabe à Secretária Escolar entregar as provas aos professores que ministraram a RT, solicitando que corrijam. Após fazê-lo, o professor devolve as provas à Secretaria Escolar, que lança as notas na planilha, e, havendo melhora no desempenho, lança no ASP Escola. Em seguida, a Secretaria Escolar entrega as provas ao CT, que vai às turmas entregá-las aos alunos.

 

A RT visa a, como o próprio nome diz, recuperar o aprendizado do trimestre. Assim, embora a atividade esteja sendo desenvolvida num tempo menor (pois o aluno já teve contato com o assunto) e com outra metodologia (pois com a anterior ele não logrou êxito), como a sistemática do processo é a mesma (aulas, prova, tarefas) e o número de alunos em sala é menor, o desempenho obtido nesta atividade pode substituir o anterior.

 

Deste modo, se o aluno frequentar as aulas e a nota da prova da RT for proporcionalmente superior à menor das notas das duas provas do trimestre a que a RT se refere, é lançada a diferença entre esta nota e aquela.

 

Exemplo 1. A pior prova de Pedro foi a P1: valia 12,0 e ele obteve 3,0, isto é, 25%. Na prova da Recuperação Trimestral (que “vale” 10,0) ele obteve 5,0, ou seja, 50% ― melhorou. Como 50% de 12,0 é 6,0, vai ser lançado RT = 6,0 – 3,0 = 3,0. Exemplo 2. A pior prova de Beatriz foi a P2: valia 15,0 e ela obteve 5,0, isto é, 33%. Na prova da Recuperação Trimestral (que “vale” 10,0) ela obteve 3,0, ou seja, 30% ― não melhorou. Assim, nada será lançado como RT.

 

(Detalhes sobre a atuação da Direção de Ensino, da Coordenação de Turno e da Secretaria Escolar no PO 22, PO 111, PO 143 e PO 144.)

 

 

Homologado pela Conselho Administrativo em 27/julho/2021

Aprovado pelo Conselho Administrativo Ampliado em 13/julho/2021

Elaborado pela Direção Geral em 17/junho/2021