Balneário Camboriú
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UNIQUALI

NORMAS



01.02.2019
PO 03/04 | Controlando a frequência dos alunos

 

Recebendo os alunos para a 1ª aula. À medida que vão chegando ao Unificado, os alunos “passam a carteirinha” — isto é, aproximam o código de barra do seu cartão do leitor ótico, o que registra sua presença.

 

Até o início das aulas, o funcionário que está na portaria acompanha a entrada dos alunos, evitando aglomerações e não permitindo atitudes como a de um aluno passar a carteirinha de um colega. Alunos que chegam sem carteirinha têm seu nome anotado por este funcionário.

 

Caso o aluno alegue que perdeu o documento, o funcionário solicita que vá o mais prontamente possível à Secretaria e solicite uma segunda via. Caso o aluno alegue que esqueceu, pede que traga no dia seguinte. Caso o aluno apresente a carteirinha provisória, sorri.

 

Via de regra, aluno que chegar sem carteirinha pela segunda vez consecutiva ou terceira vez alternada no mês é encaminhado ao Coordenador de Turno que está na entrada.

 

Recebendo os alunos para a 2ª aula. Ao longo da primeira aula, o funcionário anota o nome daqueles que chegaram atrasados numa planilha, encaminhando-os ao pátio ― lembrando-os que não podem se dirigir a sua sala de aula antes de bater o sino.

 

Via de regra, aluno que chegar atrasado pela quarta vez no mês retorna a sua casa; assim, a cada atraso o funcionário informa o aluno e, no terceiro, informa também o CT.

 

Havendo o quarto atraso no mês, o funcionário encaminha o aluno ao CT.

 

Importando o arquivo de presença. Pouco antes do final da primeira aula, o funcionário importa o arquivo que armazenou os dados de presença do computador ligado ao leitor ótico para outro computador na Secretaria. Para tanto, segue o caminho Acadêmico > Frequência > Importação da leitora, digitando data entre ontem e hoje e escolhendo o layout ‘modelo II’.

 

Gerando o relatório de faltosos. Logo em seguida, o funcionário gera o relatório dos faltosos, seguindo o caminho Acadêmico > Frequência > Relatório > Falta em um dia, digitando a data e desmarcando ‘Por turma’.

 

Anotações no relatório de faltosos. De posse das informações dos que entraram sem carteirinha ou chegaram atrasados, o funcionário anota, ao lado do nome:

para aqueles que chegaram atrasados, A1, A2 ou A3, conforme o número de atrasos,

para aqueles que se esqueceram da carteirinha, C,

para aqueles que apresentaram a carteirinha provisória, CP.

 

Além disso, se souber porque um aluno faltou, anota F e o motivo da falta.

 

Por fim, o funcionário entrega o relatório aos auxiliares de Coordenação.

 

Verificação dos faltosos. Com o relatório [parcial de faltosos] em mãos, o auxiliar de Coordenação vai de turma em turma e verifica se os alunos indicados como faltosos (isto é, os que não tiverem nem A, nem C, nem CP e nem F) realmente não vieram.

 

Para aquele que estiver presente e:

alegar que, por ser novato, ainda não tem a carteirinha, registra N,

alegar que passou a carteirinha (provavelmente de forma indevida), registra P.

 

Para os demais, coloca F.

 

Sabendo o motivo da ausência de algum aluno (tendo sido informado pelos pais, ou pelo professor), o auxiliar escreve o motivo.

 

Terminando a tarefa, o auxiliar entrega o relatório ao funcionário encarregado dos telefonemas.

 

Telefonemas aos faltosos. Recebendo do auxiliar de Coordenação o relatório dos faltosos, o funcionário inicia os telefonemas aos pais dos alunos que realmente faltaram, mas cujo motivo é desconhecido. Na ligação, informa a falta do aluno e pergunta o motivo; escreve a justificativa no relatório.

 

Encerrados os telefonemas, o funcionário segue o caminho Ocorrência > Ocorrência individual e lança a ocorrência ‘Falta’, digitando, no quadro ‘Observação’, algo como “Falei com a mãe, que disse que a aluna está com conjuntivite”. (Alternativamente, o registro da ocorrência pode ser feito à medida que se realizam os telefonemas.)

 

Telefonemas aos atrasados. Em seguida, o funcionário inicia os telefonemas aos pais dos alunos que chegaram pela segunda vez no mês em atraso, perguntando o motivo e alertando que na próxima vez o aluno corre o risco de não poder assistir às aulas.

 

Encerrados os telefonemas, o funcionário lança, para os alunos que chegaram pela primeira ou pela segunda vez atrasados, a ocorrência ‘Chegada atrasada’, digitando, no quadro ‘Observação’, “Primeira chegada atrasada do mês” ou “Segunda chegada atrasada do mês”.

 

Telefonemas aos sem carteirinha. Em seguida, o funcionário inicia os telefonemas aos pais dos alunos que chegaram pela segunda vez consecutiva ou terceira vez alternada no mês sem carteirinha, alertando que na próxima vez o aluno corre o risco de não assistir às aulas.

 

Nesta ligação, pergunta se o aluno perdeu a carteirinha; em caso afirmativo, solicita que o aluno vá a Secretaria Escolar e pague a taxa de impressão da segunda via, quando, então, receberá uma carteirinha provisória.

 

Lançamento de presença manual. Por fim, o funcionário lança a presença daqueles que não passaram a carteirinha ou a passaram incorretamente, seguindo o caminho Acadêmico > Frequência > Digitação Manual - Geral. Encerrada esta tarefa, este funcionário arquiva o relatório.

Arquivos para download

PO 03 Controlando a frequência dos alunos DOWNLOAD
PO 03a Controlando a frequência dos alunos (Secretaria Escolar) DOWNLOAD