Balneário Camboriú
VEJA OUTRAS UNIDADES
47 3367.1025 / 47 99929.1037
◄ VOLTAR

UNIQUALI

NORMAS



15.03.2012
PO 04/01 | Ida à Escola de Campo / 1ª parte



Introdução. As turmas de Educação Infantil e de 1º ao 7º do Fundamental vão à Escola de Campo com periodicidade variável, como se vê abaixo:

Educação Infantil: mensalmente, às quartas-feiras,

1º do Fundamental: mensalmente, às segundas-feiras,

2º ao 5º do Fundamental / Itajaí: semanalmente, às quintas-feiras,

2º ao 5º do Fundamental / Balneário: semanalmente, às terças-feiras,

2º ao 5º do Fundamental / Itapema: duas a três vezes por mês, às segundas-feiras,

6º do Fundamental: quinzenalmente, às sextas-feiras,

7º do Fundamental: semestralmente, às quartas-feiras.

 

As idas à Escola de Campo ocorrem a partir da terceira ou da quarta semana letiva. Uma semana antes, o Coordenador de Turno do segmento adapta a circular com as informações gerais e a envia aos pais. As circulares estão disponíveis nos anexos.

 

Decidindo entre ir ou não ir à Escola de Campo. Estas idas estão previstas no Calendário Escolar, mas dependem das condições climáticas. A responsabilidade pela tomada da decisão de manter ou cancelar a ida à Escola de Campo varia de acordo com o segmento, como se explicita a seguir.

 

De um modo geral, esta decisão cabe ao Diretor da Unidade  (ou ao Vice-Diretor) e ao CT do segmento, ouvidos, se necessário, o Diretor Geral e o gerente da Escola de Campo. Abaixo se indica quem deve tomar a decisão:

Educação Infantil: Coorddenador Administrativo + Coordenador Pedagógico

1º do Fundamental: Diretor Geral + CTs das unidades envolvidas

2º ao 5º do Fundamental: DU (ou VD) + CT da unidade

6º do Fundamental: DU (ou VD) + CT das unidades envolvidas

7º do Fundamental: Diretor Geral

 

Para esta tomada de decisão, algumas situações podem ser consideradas. É fácil decidir ir caso: os dias anteriores tenham sido ensolarados e amanheça com tempo bom, tenha chovido leve na véspera e amanheça com sol, amanheça com chuvisco e o céu esteja abrindo, desde que a véspera tenha sido com sol.

 

Também é fácil decidir não ir se: estiver chovendo dias a fio, estiver chovendo forte, sem previsão de melhoria, estiver chuviscando e o céu estiver carregado, tiver chovido forte durante a noite e estiver chuviscando.

 

Nas demais situações (como, por exemplo, se o dia anterior foi ensolarado, mas choveu forte à noite), os profissionais indicados mais acima tomam a decisão.

 

Nesta tomada de decisão, o acesso aos seguintes sites pode ser útil: www.climatempo.com.br e www.univali.br/tempo.

 

Se a decisão de não ir à Escola de Campo puder ser tomada na véspera, o CT vai às turmas informando e, para as turmas de Educação Infantil e Fundamental I, cola ou faz os alunos colarem na agenda o GC 64, que diz: “Informamos que, devido ao mau tempo, as turmas não irão à Escola de Campo amanhã”.

 

Caso a situação seja a contrária — isto é, a expectativa era não se ir à Escola de Campo, mas se decidir que se vai —, o CT informa e cola na agenda o GC 65, que diz: “Informamos que amanhã as turmas irão à Escola de Campo”.

 

Se a decisão de não ir à Escola de Campo não puder ser tomada na véspera, deve ser tomada: para as turmas que vão pela manhã, até às 7 h; para as turmas que vão às 11 h, até às 10 h e para as turmas que vão às 13 h 30, até às 12 h 30.

 

Não indo à Escola de Campo. Tomada a decisão de não ir, devem ser comunicados dois funcionários da Secretaria. Um deles ficará encarregado de atender os telefonemas que certamente serão feitos pelos pais e outro de habilitar um link no site do Unificado e expedir um e-mail a todos os alunos pelo ASP Escola.

 

No telefonema, a pergunta provavelmente será “Haverá Escola de Campo hoje?”. O funcionário, educada mas rapidamente,  responde: “Devido a chuva [ou o que for], a ida à Escola de Campo hoje foi cancelada.”

 

Por sua vez, o outro funcionário habilita um link no site do Unificado que permanecerá piscando com a seguinte informação “Hoje as turmas da unidade de ... não irão à Escola de Campo”. (No final da manhã, o mesmo funcionário desabilita o link.) Em seguida, envia um e-mail a todos os alunos com o seguinte texto: “Informamos que, devido ao mau tempo, as turmas não irão à Escola de Campo”.


Para enviar o e-mail, o funcionário segue no ASP Escola o caminho Gerencial > Enviar e-mail, seleciona curso e série, tica para quem se enviará (pai, mãe e aluno), digita o assunto (“Escola de Campo”) e o texto.

 

Além disso, a Secretária avisa a empresa de ônibus do cancelamento, e envia e-mail ao Coordenador Administrativo-Financeiro.

 

Não havendo a ida à Escola de Campo, haverá aulas no prédio central. As turmas de Educação Infantil e 1º do Fundamental têm todas as aulas da tarde com a regente, sendo os especialistas que atuariam na Escola de Campo à tarde dispensados.

 

As turmas do 2º ao 5º do Fundamental de Itajaí e Balneário têm aulas conforme um horário elaborado no início do semestre pelo CT, que prevê, para cada turma, três aulas com a regente (sendo duas de Ciências) e três com especialistas da Escola de Campo.

 

As turmas do 2º ao 5º do Fundamental de Itapema têm todas as aulas da tarde com a regente, sendo os especialistas que atuariam na Escola de Campo pela manhã dispensados.

 

As turmas do 6º e do 7º do Fundamental matutino têm todas as aulas, normalmente. Se a decisão for tomada na véspera, as turmas do 6º e do 7º do Fundamental vespertino têm todas as aulas no seu turno, normalmente; caso contrário, têm as aulas no turno matutino. Em qualquer caso, os  especialistas que atuariam na Escola de Campo são dispensados.

 

No dia seguinte, relativamente às turmas de Educação Infantil, 1º do Fundamental e 7º do Fundamental, aqueles que tomaram a decisão de não ir à Escola de Campo devem, consultando o Gerente de Ensino, remarcar a ida para a data mais próxima possível.

 

Definida esta data, cabe ao CT do segmento informar os alunos e ao Gerente de Ensino informar os professores e o gerente da Escola de Campo.

 

Melhorando o tempo. Para as turmas do 2º ao 5º do Fundamental, como se viu, toma-se a decisão de não ir à Escola de Campo às 7 h. É possível que, no decorrer da manhã, o tempo melhore. Consultando-se novamente o gerente da Escola de Campo, pode-se decidir ir à tarde.

 

Neste caso, tão logo seja tomada a nova decisão, a Secretária avisa a empresa de ônibus e comunica o Coordenador Administrativo-Financeiro por e-mail. Por sua vez, o CT contacta os professores que atuarão no turno vespertino, confirmando sua presença.

 

Além disso, um funcionário habilita um link no site do Unificado que permanecerá piscando com a seguinte informação “Hoje as turmas da unidade de ... irão à Escola de Campo às 13 h 30”. (No final da tarde, o mesmo funcionário desabilita o link.) Em seguida, envia um e-mail a todos os alunos com o seguinte texto: “Informamos que as turmas irão à Escola de Campo às 13 h 30”.

 

Arquivos para download

(A) Circular da Escola de Campo (1º do Fundamental) DOWNLOAD
(B) Circular da Escola de Campo (2º ao 5º do Fundamental) DOWNLOAD
(C) Circular da Escola de Campo (6º do Fundamental) DOWNLOAD
(D) Circular da Escola de Campo (6º do Fundamental, Balneário vespertino) DOWNLOAD
PO 04 Ida à Escola de Campo / 1ª parte DOWNLOAD