Balneário Camboriú
VEJA OUTRAS UNIDADES
47 3367.1025 / 47 99929.1037
◄ VOLTAR

UNIQUALI

NORMAS



25.05.2018
PO 12/09 | Segunda Prova do Terceirão

 

A Segunda Prova do Terceirão ocorre três vezes no ano: após a Prova II (relativamente às Provas I e II), após a Prova IV (relativamente às Provas III e IV) e após a Prova VI (relativamente às Provas V e VI). Esta avaliação tem dois objetivos:

permitir melhorar o desempenho do aluno interessado e

servir como segunda chamada ao aluno que perdeu alguma das provas.

 

A exemplo das provas regulares do Terceirão, a Segunda Prova se constitui de duas avaliações, uma na terça-feira e outra na sexta-feira:

1º dia: Física, Geografia, Biologia, Português, Sociologia, Redação e Livros (58 questões + redação)

2º dia: Matemática, História, Química, Inglês, Filosofia, Atualidade e Arte

 

Em data definida no Calendário Escolar, cerca de dez dias antes da aplicação da Segunda Prova, o Coordenador de Turno do Terceirão vai às turmas falar sobre a atividade.

 

Apresenta os dois objetivos da atividade e explica que, para aquele aluno que fizer esta avaliação para melhorar seu desempenho, a Segunda Prova substituirá, se superior, a nota mais baixa das duas provas.

 

Diz que os alunos interessados poderão se inscrever para a Segunda Prova em quantas disciplinas desejar, pagando, no ato, a taxa por disciplina estipulada no AF 31.

 

Então, o CT dá um exemplo. Reproduz no quadro a tabela abaixo, que mostra os créditos distribuídos e obtidos por um aluno em Matemática:

 

 

  Prova 1 Prova 2
Distribuído 13,0 13,0
Obtido 4,0 6,3

 

Então, se na Segunda Prova o aluno obtiver:

nota 3,7, nada acontecerá — pois é inferior às notas das duas provas,

nota 4,5, substituirá a nota da Prova 1 — pois é superior à nota desta Prova 1,

nota 7,5, substituirá a nota da Prova 1 — pois, embora seja superior às notas das duas provas, supera mais a da Prova 1.

 

Conclui dizendo que, ao longo da próxima semana (a que antecede a de aplicação da Segunda Prova), os professores revisarão em suas aulas as apostilas relativas à avaliação, destacando os conteúdos mais significativos.

 

Ao longo dos próximos dias, cada aluno interessado procura a Secretaria Escolar e, preenchendo o formulário SN 09 (Inscrição para a Segunda Prova do Terceirão), indica as disciplinas em que deseja fazer a Segunda Prova. Data, assina e paga a taxa.

 

Observe que, mesmo se o aluno fizer a Segunda Prova como segunda chamada, preencherá o SN 09, e não o SR 06 (Requerimento de Segunda Chamada). Assim, para aluno do Terceirão, não há o deferimento ou indeferimento do pedido de segunda chamada.

 

Imediatamente após o encerramento das inscrições para a Segunda Prova, cada Secretária Escolar informa ao Gerente de Ensino o número de inscritos em cada bateria.

 

Após aplicadas e corrigidas as provas (cada questão vale 1,0 crédito), a Secretaria Escolar se prepara para verificar qual a nota a lançar em cada disciplina para cada aluno.

 

Para tanto, seguindo no ASP Escola o caminho Relatório > Escolar > Acadêmico > Grade de Notas, escolhe os período inicial e final, seleciona o modelo 6 e a opção ‘retrato’ e gera o relatório em Excel. Em seguida, copia a relação dos nomes dos alunos e as notas das duas provas e cola nas respectivas colunas da planilha ‘Segunda Prova’. (Os pontos dos números decimais devem ser substituídos por vírgula.)

 

Então, digita a nota da Segunda Prova de cada aluno que fez, a partir do cartão-resposta. A nota a ser lançada aparece na última coluna.

 

Exemplo:

 

Nome P 1 P 2 SP Dif.
Antônio 2,6 8,5 7,0 4,4
Bernardo 8,5 9,8 5,2  
Carlota 9,0 8,5    
Daniel 7,7 4,6 12,1 7,5

 

Observe que:

Antônio tirou 7,0 na Segunda Prova, que é superior à nota da Prova I; a diferença é ∆ = 7,0 – 2,6 = 4,4,

Bernardo tirou 5,2 na Segunda Prova, que é inferior às notas da Prova I e da Prova II; não se calcula diferença,

Carlota não fez Segunda Prova (ou fez como segunda chamada),

Daniel tirou 12,1 na Segunda Prova, que supera mais à nota da Prova II que a nota da Prova I; a diferença é ∆ = 12,1 – 4,6 = 7,5.

 

Alunos que fizeram a Segunda Prova como segunda chamada simplesmente recebem a nota obtida na Segunda Prova como a nota daquela (ou daquelas) prova que não fizeram na data regular.

 

Após a Prova VII não há Segunda Prova. Assim, a segunda chamada se dá como descrito no PO 64, deferindo-se todos os pedidos.

 

Lançadas estas notas, a Secretária Escolar também lança os créditos extras aos alunos que participaram da Revisão Trimestral e, no primeiro trimestre, os créditos extras relativos à Unigincana.

Arquivos para download

PO 12 Segunda Prova do Terceirão DOWNLOAD
PO 12a Segunda Prova do Terceirão (Coordenador de Turno) DOWNLOAD
PO 12b Segunda Prova do Terceirão [planilha] DOWNLOAD