Balneário Camboriú
VEJA OUTRAS UNIDADES
47 3367.1025 / 47 99929.1037
◄ VOLTAR

UNIQUALI

NORMAS



18.05.2010
PO 13/02 | Segunda Chamada de Trabalhos


Ao longo de um trimestre, professores do 6º do Fundamental ao 2º do Médio aplicam Trabalhos.

 

É possível que um aluno perca um Trabalho. Temos as seguintes situações: (a) o aluno faltou no dia em que um Trabalho é aplicado em sala e (b) o aluno não entregou um Trabalho feito em casa.

 

O aluno que faltou no dia em que um Trabalho é aplicado em sala (ou equivalente) procura o professor e lhe expõe a situação. Se o professor achar conveniente e possível, pode aplicar novamente o Trabalho (o mesmo ou um outro).

 

Se o professor não achar conveniente ou não achar possível, encaminha o aluno à Secretaria Escolar, para que requeira a nota proporcional, preenchendo o formulário “Requerimento” (SR 06), expondo a justificativa e, se for o caso, anexando algum documento apropriado. Não há pagamento de taxa.

 

Tendo o aluno preenchido o SR 06, a Secretária Escolarescreve seu nome num formulário SN 08 (Controle de Requerimento de 2ª Chamada/Nota Proporcional), um para cada série. 

 

Diariamente, a Secretaria encaminha os requerimentos ao Coordenador de Turno, que baliza suas decisões a partir das situações expostas a seguir.

 

O CT indefere o pedido quando: o aluno alegar não ter realizado o Trabalho porque esteve ausente no dia em que o professor orientou a atividade, o aluno faltou a uma ou mais etapas da realização do Trabalho sem justificar sua ausência, o Trabalho resultar de uma saída de campo à qual o aluno não quis estar presente.

 

O CT defere o pedido quando o aluno faltou a uma ou mais etapas (mas não todas) da realização do Trabalho, justificando sua ausência.

 

Na  análise da justificativa, o CT (eventualmente com a ajuda da Secretária Escolar e do professor) confere se realmente o aluno faltou no dia da aplicação do Trabalho e, além disso, se realmente naquele dia o Trabalho foi aplicado em sala.

 

Tomada sua decisão, o CT assinala no SR 06, assina e encaminha à Secretaria Escolar. Àqueles que tiveram o pedido indeferido, o CT informa. A Secretaria Escolar assinala N na coluna Deferido (S/N) da SN 08 e dá nota zero ao aluno.

 

Três dias antes da data definida como último prazo para que se requeira a nota proporcional dos Trabalhos, o CT deve passar em sala lembrando os alunos.

 

Estando se aproximando o final do trimestre, a Secretária Escolar verifica, por disciplina e por série, quais alunos estão sem a nota de Trabalhos lançada; para tanto, segue o caminho Relatório > Escolar > Acadêmico > Espelho de Notas, selecionando o modelo “Notas Não-Lançadas”. Então, observa no SN 08 quais alunos tiveram deferido o requerimento de nota proporcional. Para estes, calcula a nota proporcional x através da seguinte regra de três:

 

(valor do trimestre - valor do Trabalho) .................... valor total obtido

valor do Trabalho                 .......................           x 

Por exemplo. João perde um Trabalho que vale 5,0 no 3º trimestre (que vale 30,0); nas outras atividades avaliativas obtém 18,0; a nota proporcional do Trabalho será:


30-5 .......... 18

5 ......... x

 

Ou seja, x = 3,6.

 

Se o aluno não fizer requerimento recebe nota zero. O formulário SN 08 é arquivado.

 

O aluno que não entregou um Trabalho feito em casa no dia marcado poderá fazê-lo em nova data estipulada pelo professor. Ao estabelecer esta nova data, o professor alerta o aluno que estará sendo descontado 30% do valor do Trabalho, a título de impontualidade.

 

Recebendo o Trabalho na nova data estabelecida, o professor o avalia, descontando, do valor obtido, 30% da nota. Não recebendo, o professor registra nota zero no ASP Escola.

 

O caso do Trabalho feito em casa por um grupo de alunos que compreende uma apresentação em sala de aula é delicado. Se, no dia da apresentação, um dos alunos faltar, mas mesmo assim o grupo puder apresentar a atividade, os presentes são avaliados e o faltoso recebe nota zero no critério de
apresentação. Mas, se a ausência deste aluno impedir a apresentação do grupo, o professor, excepcionalmente, marca nova apresentação. Se a falta deste aluno for justificada, ele é normalmente avaliado; caso contrário, embora apresente o Trabalho, receberá nota zero neste critério.

Arquivos para download

PO 13 Segunda chamada de Trabalhos DOWNLOAD
PO 13a Segunda Chamada de Trabalhos (Coordenador de Turno) DOWNLOAD
PO 13b Segunda Chamada de Trabalhos (professor) DOWNLOAD