Balneário Camboriú
VEJA OUTRAS UNIDADES
47 3367.1025 / 47 99929.1037
◄ VOLTAR

UNIQUALI

NORMAS



17.02.2011
PO 15/05 | Nota Livre do Fundamental I



A Nota Livre é utilizada nas disciplinas de Português, Matemática, História, Geografia, Ciências e Inglês. Objetiva avaliar os conteúdos atitudinais trabalhados, os quais envolvem a abordagem de valores, normas e atitudes.

 

Por ocasião da elaboração do planejamento do Tema de Investigação (PO 45), o professor define duas atitudes que serão fortemente observadas nos alunos, registrando-as.

 

Estas perguntas são acrescentadas às que se seguem.

 

Quanto à cooperação os itens são:

Coopera com os amigos e com os professores?

Respeita as regras estabelecidas pelo grupo e pelo Unificado?

Para tanto, o professor deverá perceber se o aluno, ao longo das aulas, divide funções com os colegas, ajuda um colega em dificuldades e respeita as opiniões dos colegas e faz silêncio na hora da explicação, respeita as diferentes opiniões, é cuidadoso nas brincadeiras para não se machucar nem machucar um colega, respeita a entrada e saída da sala no recreio e nas aulas externas.

 

Quanto à participação os itens são:

Colabora com opiniões e sugestões significativas?

É participativo nas atividades propostas?

Faz tarefas com interesse e pontualidade?

Para tanto, o professor deverá perceber se o aluno, ao longo das aulas, manifesta suas ideias, argumentando, auxilia nas discussões e resolução de problemas, fica atento à exposição, contribui nas revisões dos sabidinhos e dos textos coletivos, é questionador, sabe “fazer perguntas”.

 

Quantos aos hábitos e atitudes os itens são:

É organizado e cuidadoso com seu material?

Zela pela escola e por outros espaços públicos?

Traz o que é solicitado pelo Unificado com pontualidade?

Para tanto, o professor deverá perceber se o aluno, ao longo das aulas, cumpre seus compromissos de trazer material e coletar dados, procura manter a ordem e a limpeza da escola e de outros ambientes públicos em atividades externas, não risca carteiras nem rasga cartazes, traz recados e sabidinhos assinados.

 

Estas perguntas estão no formulário EI 11 (Nota Livre), em forma de bloco, e deve ser solicitado pelo professor ao Coordenador de Turno. (No formulário, há duas linhas em branco, para as perguntas relativas ao Tema de Investigação.)


O professor deve aproveitar o momento da elaboração do relatório de avaliação de cada aluno de sua turma para a Trajetória da Criança para dar a Nota Livre. Pode, para subsidiá-lo, emitir um relatório de ocorrências disciplinares registradas no ASP Escola.

 

Cabe a cada professor optar pela ordem que lhe parecer mais conveniente para realizar as seguintes atividades: responder o questionário e dar a nota livre e escrever o relatório de avaliação.


De qualquer modo, ao responder o questionário, o professor assinala sempre, às vezes ou raramente a cada uma das perguntas, atribuindo 0,3, 0,2 ou 0,1 crédito, respectivamente, a cada um dos dez itens. A soma destes valores será a Nota Livre do aluno.

Dadas as notas, o professor as digita no ASP Escola.


É importante que haja coerência entre o descrito na Trajetória da Criança e o questionário da Nota Livre.

Arquivos para download

PO 15 Nota Livre do Fundamental I DOWNLOAD
PO 15a Nota Livre (EI 11) DOWNLOAD