Balneário Camboriú
VEJA OUTRAS UNIDADES
47 3367.1025 / 47 99929.1037
◄ VOLTAR

UNIQUALI

NORMAS



04.03.2020
PO 16/03 | Nota Livre do Fundamental II e 1º e 2º do Médio



A Nota Livre é utilizada em todas as disciplinas destes segmentos, exceto Arte no Fundamental II, Literatura no 1º e 2º do Médio e Educação Física nos dois segmentos.

 

Os professores das turmas do Fundamental II verificam a realização das tarefas e da utilização do livro e do caderno ¾ aspectos mais objetivos ¾ e, observando ora o aluno individualmente e ora sua atuação em grupos de trabalho, verificam participação e cooperação.

 

Na confecção do planejamento, a equipe de professores define quantos créditos serão destinados à Nota Livre, rateando para os três critérios expostos acima.

 

(No início do trimestre, os professores recebem da Coordenação de Turno uma pastinha com duas planilhas para cada série: Tarefas de Casa e Nota Livre. O modelo desta segunda planilha se obtém baixando o anexo.)

 

Ao longo do trimestre, o professor, conforme descrito no PO 36, verifica a realização das tarefas pelos alunos, anotando em sua planilha Tarefas de Casa os que não a fizeram. Ao final do trimestre, o professor conta na planilha Tarefas de Casa, para cada aluno, o total de tarefas verificadas e o total de tarefas realizadas, dando a nota na planilha Nota Livre.

 

Por exemplo. Se o planejamento prevê 1,5 crédito para a realização de tarefas e, das 12 tarefas verificadas um aluno realizou 7, receberá (7 ÷ 12) x 1,5 = 0,9 créditos.

 

Também ao longo do trimestre, o professor verifica, indo de carteira em carteira, a utilização do livro e do caderno pelo aluno. A cada observação, anota, na planilha Nota Livre, + ou –, conforme o aluno esteja usando adequadamente ou não este material. Ao final do trimestre, o professor verifica a relação entre os números de sinais + e –, dando a nota.

 

Por exemplo. Se o planejamento prevê 1,0 crédito para a utilização do livro e do caderno e um aluno têm:

+––+, receberá 0,5 crédito [=(2 ÷ 4) x 1,0],

+, receberá 0,3 crédito [=(1 ÷ 3) x 1,0].  

 

Por fim, ao longo do trimestre, o professor avalia seus alunos quanto à participação e cooperação em sala de aula. Para isso, deve ter sua atenção voltada, nas diversas atividades, a se o aluno:

coopera com os amigos e com os professores,

respeita as regras e normas definidas pelo grupo e pelo Unificado,

colabora com opiniões e sugestões significativas e

é participativo nas atividades propostas.

 

Para tanto, o professor deverá perceber se o aluno, ao longo das aulas, divide funções com os colegas, ajuda um colega em dificuldades, respeita as opiniões dos colegas e faz silêncio na hora da explicação. Também se, ao longo das aulas, o aluno manifesta suas ideias, argumentando, auxilia nas discussões e resolução de problemas, fica atento à exposição, contribui nas revisões das avaliações, é questionador, sabe “fazer perguntas”.

 

A cada vez que perceber que um aluno está tendo o comportamento esperado, o professor anota + na sua planilha Nota Livre e, inversamente, quando perceber que isto não está ocorrendo, anota –. É importante que o professor cheque suas anotações frequentemente, a fim de perceber sobre quais alunos, eventualmente, não está fazendo observações. Ao final do trimestre, o professor verifica a relação entre os números de sinais + e –, dando a nota.

 

Assim, ao final do trimestre, o professor somará as notas dos três itens, tendo, para cada aluno, sua nota livre. Este resultado é lançado no ASP Escola e a planilha Nota Livre é entregue ao CT, que a arquiva para utilizar, se for o caso, em encontros com os pais.

Arquivos para download

PO 16 Nota Livre do Fundamental II e 1º e 2º do Médio DOWNLOAD
PO 16a Nota Livre (planilha) DOWNLOAD