Balneário Camboriú
VEJA OUTRAS UNIDADES
47 3367.1025 / 47 99929.1037
◄ VOLTAR

UNIQUALI

NORMAS



19.08.2014
PO 18/09 | Simuladinho e Simulado do Médio

Os alunos do Fundamental II e do 1º e 2º anos do Médio realizam, ao final dos volumes 1, 2 e 3 dos livros do Positivo, uma avaliação com questões objetivas — o Simuladinho para os do Fundamental II e o Simulado do Médio para os do 1º e 2º do Médio. Esta norma trata das questões na unidade; a Inf. 12 traz as orientações ao professor.

 

Cerca de três semanas antes da data estabelecida no Calendário Escolar para a aplicação do simulado, o facilitador de Português adquire, em consignação, os livros que serão entregues ao melhor aluno de cada série de cada unidade. Para tanto, seleciona títulos adequados às três faixas etárias (6º e 7º do Fundamental, 8º e 9º do Fundamental e 1º e 2º do Médio). Recebendo-os, encaminha ao gerente de Ensino.

 

Cerca de dez dias antes desta data, o gerente de Ensino envia aos Coordenadores de Turno cópias, em quantidade igual ao número de alunos, da relação dos conteúdos prioritários de cada série.

 

Recebendo, o CT vai às turmas e entrega, frisando aos alunos a importância de iniciar logo a preparação. Afixa tais relações no mural de cada sala.

 

Simultaneamente, o CT orienta sua equipe de professores a incentivar a participação efetiva dos alunos no simulado.

 

Na véspera do dia da aplicação do simulado, o CT retorna às turmas, frisando a importância de uma preparação adequada para a avaliação que ocorrerá no dia seguinte.

 

Para as turmas do Fundamental II, pouco acostumadas com este tipo de avaliação, explica que os alunos receberão um caderninho, e que a alternativa correta de cada questão deverá ser anotada no cartão-resposta, com letra de fôrma maiúscula e sem rasura, e que ao final da prova (não antes de 45 minutos) o aluno deverá destacar o cartão-resposta, entregá-lo ao fiscal e levar o caderninho consigo. Informa ainda que o gabarito estará disponível no site às 9h30 para as turmas da manhã e às 15h30 para as turmas da tarde.

 

Mas, tanto para as turmas do Fundamental II como para as do 1º e 2º do Médio, informa uma característica do simulado: ao terminar de preencher o cartão-resposta, o aluno deverá escrever, em espaço próprio, a disciplina na qual acredita ter tido melhor desempenho. Esta opção será importante para definir sua nota e, consequentemente, sua classificação, pois o número de acertos nas questões desta disciplina contará em dobro.

 

A aplicação do Simuladinho se dá numa terça-feira, como de costume, mas ocupando as duas primeiras aulas.

 

Às 9h30 e às 15h30, o gerente de Ensino envia, por e-mail, ao CT o gabarito do Simuladinho.

 

Recebendo, o CT expõe os gabaritos em dois ou três locais da unidade.

 

Também às 8h30, um CT matutino designado pelo Diretor de Ensino bate duas fotos dos seus alunos realizando a avaliação, e as envia ao Gerente de Ensino.

 

Recebendo, o gerente elabora notícia para o site com as fotos e os gabaritos das provas matutinas, publicando-a às 9h30. Às 15h30, o gerente revisa a notícia, acrescentando os gabaritos das provas vespertinas.

 

A aplicação do Simulado do Médio se dá numa sexta-feira, como de costume, ocupando as duas últimas aulas.

 

Às 11h30, o gerente de Ensino envia, por e-mail, ao CT o gabarito do Simulado do Médio.

 

Terminada a prova, o CT expõe os gabaritos em dois ou três locais da unidade.

 

Às 12 h, o gerente publica o gabarito no site.

 

Ao longo dos próximos dias, algum aluno pode procurar a Secretaria para reclamar de um gabarito que, a seu ver, esteja errado, seguindo-se os procedimentos citados no PO 63.

 

Recebendo o gabarito definitivo, a Secretária promove a correção dos cartões-resposta. Na correção, observará que os acertos da disciplina escolhida pelo aluno contarão duas vezes.

 

Exemplo. Um aluno do Fundamental II escolheu História e acertou quatro das cinco questões de História e 13 das demais 25 questões ― fará 21 pontos (= 2 x 4 + 13).

 

Para o estabelecimento da nota, a Secretária usa a tabela que obtém baixando o anexo.

 

A partir da pontuação obtida, a Secretária informa ao CT e ao gerente de Ensino, por e-mail, os nomes e a pontuação dos dois melhores alunos de cada série do Fundamental e dos três melhores alunos de cada série do 1º e 2º do Médio.

 

Havendo empate, o critério de desempate é o número de pontos na disciplina que escolheu. Persistindo o empate:

para o Simuladinho, o número de pontos, excetuando a disciplina escolhida, sucessivamente em Português, Matemática, Ciências, História, Geografia e Inglês,

para o Simulado do Médio, o número de pontos, excetuando a disciplina escolhida, sucessivamente em Português, Matemática, Atualidades, História, Física, Geografia, Química, Biologia, Literatura e Inglês.

 

De posse destes dados, o gerente de Ensino envia os livros dos melhores alunos de cada série aos respectivos CTs.

 

Assim que receber, o CT escreve uma dedicatória em cada livro, colhe a assinatura dos professores e, em estratégia combinada com o Vice-Diretor, premia o melhor aluno de cada série.

 

Nos próximos dias, em horários definidos, informando o CT, o gerente de Ensino encaminha às unidades um fotógrafo para fotografar os dois melhores alunos de cada série do Fundamental II e os três melhores alunos de cada série do 1º e 2º do Médio.

 

Recebendo a informação do dia em que o fotógrafo virá, o CT solicita aos alunos envolvidos que procurem não faltar neste dia, e que venham uniformizados.

 

Chegando o fotógrafo, o CT busca os alunos nas salas e os encaminha para o local em que a fotografia será batida.

 

Recebendo as fotos, o gerente providencia a confecção de banners — um para o Fundamental II e outro para o 1º e 2º do Médio. Estando prontos, o gerente de Ensino os encaminha às Secretárias Escolares.

 

Recebendo os banners, a Secretária os expõe em local definido pelo VD, devolvendo os anteriores, se houver, ao gerente de Ensino.

 

Em resumo, os prazos são os seguintes:

Fundamental II

aplicação da prova: terça-feira

reclamação de gabarito: quinta-feira

gabarito definitivo: sexta-feira

envio de resultado: terça-feira

despacho dos livros: quarta-feira

fotografia: quinta-feira

 

1º e 2º do Médio

aplicação da prova: sexta-feira

reclamação de gabarito: terça-feira

gabarito definitivo: quarta-feira

envio de resultado: sexta-feira

despacho dos livros: segunda-feira

fotografia: terça-feira

 

Aluno do Fundamental II que faltou ao Simuladinho procura a Secretaria para requerer nota proporcional, preenchendo o formulário SR 06. Não há custo.

 

Preenchido o requerimento, o funcionário da Secretaria coloca na caixa do respectivo CT.

 

Recebendo, o CT analisa, defere ou não e devolve à Secretaria Escolar, conforme PO 64. Caso indefira, informa aluno e seu responsável.

 

Recebendo, a Secretária assinala S ou N na coluna Requerimento da planilha “Simuladinho”. Caso tenha assinalado S, lança os valores e as notas das provas 1 e 2; aparece na coluna Simulado a nota proporcional. Caso tenha assinalado N, aparece 0,0.

 

Aluno do 1º e 2º do Médio que faltou ao Simulado do Médio ou que não ficou satisfeito com seu desempenho pode participar do Simulado Especial, que se dá em data prevista no Calendário Escolar.

 

Para tanto, na quarta-feira da semana que culmina com a aplicação do Especial, o CT passa em sala uma lista-base, solicitando aos interessados em participar da atividade que assinem.

 

Em seguida, o CT informa ao gerente de Ensino a quantidade de  alunos inscritos no Simulado.

 

Para os alunos na primeira situação ― faltaram ao Simulado ―, a nota obtida no Simulado Especial será a nota do Simulado do Médio. Para os alunos na segunda situação ― insatisfeitos com seu desempenho ―, a nota do Especial, se maior que a do original, substituirá esta.

 

Se o aluno que faltou ao Simulado não se inscreveu no Especial ou se se inscreveu,  mas faltou ao Especial, a Secretária lança zero.

 

Acesse um cronograma do simulado baixando o anexo.



Arquivos para download

Cronograma do Simuladinho e do Simulado do Médio DOWNLOAD
PO 18 Simuladinho e Simulado do Médio DOWNLOAD
PO 18a Simuladinho e Simulado do Médio (equipe da Secretaria) DOWNLOAD
PO 18b Simuladinho e Simulado do Médio (Coordenador de Turno) DOWNLOAD
PO 18c Simuladinho e Simulado do Médio (gerência de Ensino) DOWNLOAD
PO 18d1 Tabela para pontuação do Simuladinho e do Simulado do Médio (1º trimestre) DOWNLOAD
PO 18d2 Tabela para pontuação do Simuladinho e do Simulado do Médio (2º trimestre) DOWNLOAD
PO 18d3 Tabela para pontuação do Simuladinho e do Simulado do Médio (3º trimestre) DOWNLOAD
PO 18e Simuladinho (planilha de nota proporcional) DOWNLOAD
PO 18f Cronograma do Simuladinho e do Simulado do Médio DOWNLOAD