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NORMAS



10.11.2020
PO 24/03 | Avaliação de criança fora de idade

 

Embora uma criança para se matricular no 1º do Fundamental precise ter seis anos completos até 31 de março, a Vice-Direção da Unidade, se houver pedido dos pais e se achar conveniente, pode encaminhar à Coordenação de Turno do Fundamental I uma criança mais nova, solicitando um parecer sobre a possibilidade de matriculá-la nesta série.

 

Para tanto, o VD solicita aos pais da criança a última avaliação descritiva da Educação Infantil e, recebendo, determina à Secretária Escolar que preencha o formulário GC 27 (Avaliação de Criança Fora de Idade), encaminhando-o, com o documento, ao CT.

 

Recebendo, o CT agenda com a família um período, nos próximos dias, para avaliação da criança.

 

Este horário será dividido em quatro momentos: o primeiro a cargo da psicóloga e os outros três a cargo da própria CT.

 

No primeiro momento, a psicóloga recebe os pais e a criança e, após o acolhimento, entrevista os pais, fazendo questionamentos referentes ao comportamento da criança, relacionamento com a família, sociabilidade, maturidade para a idade e relacionamento interpessoal no momento do brincar.

 

A psicóloga conversa com os pais buscando ver como a família percebe a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, e as naturais mudanças que haverá na vida escolar da criança e da família. Indaga ainda se os pais terão disponibilidade para acompanhar o filho, caso ele apresente dificuldades, seja por imaturidade e/ou precocidade em seu desenvolvimento.   

 

No segundo momento, a CT aplica um ditado topológico seguido de atividades de coordenação motora, com a seguinte dinâmica.

 

Entregue à criança duas folhas de papel, uma tesoura (de destro ou de canhoto), um lápis grafite, vários lápis de cor e uma borracha.

Solicite à criança que vá executando as atividades elencadas no documento anexo ― inicialmente o ditado topológico em uma folha e depois atividades de coordenação motora em outra.

Faça as solicitações em tom informal e não de “sabatina”.

À medida que a criança for trabalhando, anote no documento suas observações.

 

No terceiro momento, a CT aplica uma avaliação de raciocínio lógico, com a seguinte dinâmica.

 

Solicite à criança que vá executando as atividades elencadas no documento anexo. Inicialmente, peça que complete a sequência numérica de 1 a 10.

Em seguida, solicite que desenhe bolas conforme a quantidade expressa em cada lacuna.

Finalmente, peça que escreva o antecessor e sucessor de cada número.

Quando a criança terminar, anote no documento suas observações.

 

No quarto momento, a CT aplica uma avaliação de psicomotricidade, com a seguinte dinâmica.

 

Ponha sobre a mesa um jogo de tabuleiro ou um livro de histórias. Tenha por perto um livro, quebra-cabeça e uma revista velha.

Proponha à criança jogar ou leia uma história para ela.

Ao longo da atividade, sempre de forma descontraída, faça as solicitações indicadas no documento anexo.

À medida que a criança for trabalhando, anote no documento suas observações.

 

Observe que as situações descritas acima se referem a conhecimentos básicos adquiridos na Educação Infantil.

 

Terminando o encontro, CT e psicóloga completam o GC 27, recomendando ou não a matrícula no 1º ano do Fundamental, entregando, com as observações, na Secretaria Escolar.

 

Recebendo, a Secretaria Escolar encaminha ao VD, que ratifica ou não a recomendação, autorizando ou não a matrícula, preenchendo o último quadro do GC 27.

 

Autorizando, o VD solicita à Secretária Escolar que complete a ata a que se refere o artigo 1º, parágrafo 2º da resolução CCE/SC 227/2012 (que está anexo), e chama os pais, assinando todos os documentos.

 

Não autorizando, o VD informa os pais.

 

Durante o ano letivo, serão feitas quatro avaliações para acompanhamento da evolução do aluno matriculado.

 

A psicóloga acompanha semanalmente o desenvolvimento da criança e, nos meses de abril, junho, setembro e novembro aplica um questionário sobre socialização, autonomia, independência, adaptação e maturidade emocional.

 

Também nestes meses, a CT verifica o desenvolvimento de habilidades e competências na escrita e no raciocínio lógico.

 

Caso nessas avaliações a criança não apresente a evolução esperada, marca-se um atendimento com os pais para discutir a situação e tentar resolvê-la.

Arquivos para download

(A) GC 27 DOWNLOAD
(B) Documentos para avaliação DOWNLOAD
(C) Ata de avaliação DOWNLOAD
(D) Resolução CEE 227.2012 DOWNLOAD
PO 24 Avaliação de criança fora de idade DOWNLOAD
PO 24a Avaliação de criança fora de idade (VD e Secretária Escolar) DOWNLOAD