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UNIQUALI

NORMAS



08.02.2021
PO 25/10 | Acompanhando Tarefas de Casa no Fund...II e 1º e 2º do Médio

 

O Unificado estabeleceu como meta que a cada cinco aulas sejam passadas duas tarefas, ou, em outras palavras, 2,5 aulas/tarefa.

 

Para tanto, no início do ano, a Direção de Ensino envia à Secretária Escolar a planilha Tarefas de Casa, para acompanhamento da quantidade de tarefas de casa passadas na unidade.

 

Por sua vez, o Coordenador de Turno prepara planilhas Tarefas de Casa, para cada turma, extraindo os nomes dos alunos da lista base gerada em Excel do ASP Escola. Então, imprime tantas cópias de cada série quanto o número de professores das disciplinas de sala de aula e as acondiciona em pastinhas por professor, entregando-lhes.

 

(Esta pastinha também terá as planilhas Nota Livre, igualmente por turma.)

 

Já na primeira semana de aulas, nas salas, em local adequado que escolher (mas não no quadro-negro), o CT faz afixar três formulários GC 16 (Cronograma Semanal de Tarefas de Casa): um para a semana em curso e os outros dois para as duas semanas seguintes.

 

A partir de então, a cada dia em que passar tarefa de casa, cada professor registra, de forma sucinta, no quadro e também no GC 16, no dia e na aula em que a apresentação desta tarefa será cobrada.

 

Por sua vez, também diariamente, ao final de cada turno, um auxiliar de Coordenação copia do GC 16 as novas tarefas de casa que foram passadas, registrando-as no site do Unificado (e, consequentemente, no aplicativo).

 

Orientação de como registrar as tarefas de casa no site do Unificado estão na Inf. 47.

 

A cada dia, ao final das aulas, o professor entrega sua pastinha com as planilhas Tarefas de Casa ao auxiliar de Coordenação, que anota os alunos que não fizeram a tarefa de casa na sua planilha Tarefas de Casa, usando a inicial da disciplina (M para Matemática, P para Língua Portuguesa, etc.).

 

Em seguida, o auxiliar lança, para cada um destes alunos, uma ocorrência do tipo ‘Tarefa não realizada’ no ASP Escola, digitando, na observação “Não apresentou a tarefa de ...”.

 

No dia seguinte, antes do início das aulas, o auxiliar de Coordenação devolve a pastinha ao professor.

 

Na sexta-feira, o auxiliar de Coordenação recolhe o GC 16 da semana que está findando e põe outro, para a terceira semana seguinte.

 

Então, a partir da terceira semana, conta o número de tarefas passadas em cada turma, anotando na tabela de controle, e entrega à Secretária Escolar. Em seguida, arquiva os GC 16.

 

Recebendo, a Secretária Escolar anota, na sua planilha Tarefas de Casa, o número de tarefas passadas na semana para cada disciplina de cada segmento, arquivando o formulário.

 

Por fim, a Secretária Escolar imprime o cartazete que se obtém da planilha, substituindo o que se encontra no mural na Sala dos Professores.

 

Compete ao CT, periodicamente, verificar se os professores estão passando tarefas de casa aos seus alunos. Em caso de anomalia (poucas tarefas, muitas tarefas, anotação confusa...), o CT conversa com o professor, orientando-o ou admoestando-o.

 

Observando o gráfico exposto na Sala dos Professores, o CT pode verificar se há turmas muito acima ou muito abaixo desta meta, e propor ações corretivas.

 

No início de cada mês, o CT do Fundamental II verifica quais alunos fizeram todas as tarefas de casa do mês e vai às turmas colando um adesivo (GC 34 para menino e GC 35 para menina) no caderno.

 

Na primeira segunda-feira de cada mês, a Secretária Escolar envia por e-mail a planilha Tarefas de Casa à Direção de Ensino.

Arquivos para download

PO 25 Acompanhando as Tarefas de Casa no Fundamental II e 1º e 2º do Médio DOWNLOAD
PO 25a GC 16 (cronograma semanal de tarefas de casa) DOWNLOAD
PO 25b Tarefas de Casa (planilha do professor) DOWNLOAD
PO 25c Tarefas de Casa (tabela de tarefas semanais) DOWNLOAD