Balneário Camboriú
VEJA OUTRAS UNIDADES
47 3367.1025 / 47 99929.1037
◄ VOLTAR

UNIQUALI

NORMAS



06.02.2008
PO 26/01 | Primeiro dia de aula



Nos dias que antecedem o primeiro dia de aula, o Diretor da Unidade, com a colaboração de sua equipe de Coordenadores de Turno, define a sala de aula que cada turma ocupará, elaborando um mapa. Cópias deste mapa serão afixadas em vários pontos da unidade e distribuídas a todos os funcionários.

 

Ainda neste período, o DU designa CTs para prepararem uma decoração singela de boas-vindas aos alunos (no pátio) e aos professores (na sala
destes).

 

Também nestes dias, o DU orienta seus CTs a telefonarem aos responsáveis pelos alunos que não compraram ou que estão com parcela atrasada de apostila, pedindo que venham, antes de começarem as aulas, resolver a pendência.

 

Ainda nestes dias, o DU orienta a Secretária e sua equipe a providenciar as carteirinhas dos alunos matriculados e imprimir etiquetas com os nomes dos alunos matriculados, afixando-as às apostilas e encaminhando o material e uma listagem dos alunos ao respectivo CT.

 

Na véspera do início das aulas, os CTs preparam, no pátio, um “guichê” para cada série, constituído de uma carteira e uma cadeira, com o nome da
série, uma listagem dos alunos por turma e um conjunto de senhas (de cores diferentes de acordo com a série), como no modelo:

 

Nome: ___________________

7º ano C                     Sala B 5



A partir das 7 h da manhã do primeiro dia de aula, à medida que os alunos vão chegando, um auxiliar de Coordenação os recepciona no portão. O DU e os CTs ficam circulando entre o portão e o pátio, interagindo com os alunos veteranos e novatos e com os professores, solucionando  pequenas dúvidas.


Ao chegar, orientado pelo auxiliar de Coordenação, o aluno se dirige ao guichê de sua série. O funcionário responsável procura o nome do aluno em uma listagem, preenche e lhe entrega a senha, orientando a, quando bater o sinal, dirigir-se à sala ali indicada, entregando a senha ao professor. Grifa o nome do aluno que retirou a senha na sua listagem — esta listagem é a chamada do dia.

 

Momentos antes de bater o sinal, o DU, na Sala dos Professores, orienta-os no esquema que a seguir se descreve.

 

Ao bater o sinal, os alunos se dirigem a suas salas. Um auxiliar de Coordenação na escada não autoriza a subida do aluno sem senha.


Na entrada da sala, o professor da primeira aula recebe a senha, permitindo a entrada do aluno. Ao longo da primeira aula, salvo em casos
excepcionais, o aluno não poderá sair da sala.

 

Alunos que não estiverem nas listas são encaminhados à biblioteca. Lá, um auxiliar de Secretaria verifica se o aluno foi ou não foi matriculado. Os
matriculados recebem um “vale”, sendo orientados a procurar o CT; os não-matriculados são divididos em duas categorias: adimplentes e inadimplentes.

 

Recebendo um aluno matriculado, o CT o encaixa na turma mais indicada.

 

Os adimplentes são encaminhados à sala de aula, com o “vale”, e, ao longo do dia, a Secretária telefona ao responsável, pedindo que compareça à
unidade para efetuar a matrícula, alertando para os inconvenientes desta situação. Os inadimplentes ficam retidos, e a Secretária liga para o
responsável, dizendo que o aluno não poderá assistir às aulas enquanto a matrícula não se efetivar; se o responsável não puder vir naquele turno, a
Secretária dispensa o aluno.

 

Em sala, os professores dão a primeira aula — é importante que os professores percebam que primeiro dia de aula é para ter aula!

 

A partir do segundo horário, o DU, o respectivo CT e seu auxiliar visitam as turmas. Nestas visitas, de cerca de 25 minutos, dão as boas-vindas aos alunos, entregam a carteirinha, a apostila e o Calendário Escolar e informam de algumas novidades para o ano.

 

Nesta ida, o DU diz que quem não recebeu carteirinha é por ter se matriculado recentemente, acrescentando que em breve esta chegará, quem não recebeu apostila é por não ter adquirido-a; insiste que o aluno deve providenciar, o uniforme será obrigatório a partir da semana seguinte e comentários a respeito do Calendário Escolar serão feitos oportunamente.


Na entrega da apostila, o aluno assina numa listagem que a recebeu.

 

(Uma estratégia adequada é o DU iniciar a preleção, indo para a sala seguinte, sendo substituído pelo CT, que prossegue e, este, pelo auxiliar, que
entrega as apostilas.)


Pode ser interessante que, nas turmas onde houver alunos especiais, se telefone aos responsáveis solicitando que os alunos venham à unidade apenas no segundo dia de aula, após feita a sensibilização das turmas que freqüentarão. De todo modo, é necessário que esta sensibilização seja feita em algum momento no início do ano.

 

É importante observar o seguinte: para as turmas até o 5º ano do Fundamental, as professoras regentes recebem os alunos, sem o uso das senhas;  neste dia, o DU atenderá exclusivamente matrículas e renegociações de débitos e trocas de turmas serão feitas somente a partir do segundo dia.

 

Arquivos para download

PO 26 Primeiro dia de aula DOWNLOAD