Projeto Político Pedagógico do Unificado




6.3. - Relação com a comunidade

Instalado na cidade de Balneário desde 1991, o Colégio Unificado criou fortes raízes com a sua comunidade.


Desde 2013 o Unificado possui um ecoponto. Ele faz parte do projeto “Pensando no Futuro”, que se alicerça em três eixos: destinação de resíduos, redução de impactos ambientais e reutilização de materiais. Nesse ecoponto, recolhe-se o óleo de cozinha usado (parte vai para fabricação de biodiesel, parte vai para a Escola de Campo para fabricação de sabão) e todo tipo de lixo eletrônico (encaminhado para uma cooperativa de reciclagem).


Todos os anos, em maio, aproveitando a prova de arrecadação solidária da Unigincana, o Unificado arrecada alimentos não perecíveis que são doados a instituições de caridades do município. Em outubro, na Semana da Criança, os alunos e os pais participam de outro ato de solidariedade, arrecadando brinquedos e montando kits que serão doados a abrigos de crianças carentes.


A população também se beneficia do concurso de bolsas oferecido anualmente pelo Unificado. Através de uma prova, para a qual são preparados com aulas gratuitas, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública que tiverem interesse podem disputar a vagas de bolsistas. Todos os anos, de oito a dez alunos são beneficiados com esse programa, recebendo em média bolsas de 40%, fazendo chegar a todas as camadas da comunidade a excelência do ensino Unificado.