A unidade conta com câmeras monitoradas, alarme de segurança, botão do pânico e serviço de vigia. Ao chegar, a criança é recebida e fica sob a supervisão de auxiliares e monitores, sendo encaminhada à sala de aula. No recreio, as auxiliares de coordenação acompanham a turma lanchando e, depois, encaminham os alunos ao parquinho ou ao pátio, onde há monitores. Ao sair, a criança só é entregue aos responsáveis ou a outras pessoas indicadas por estes. O Coordenador de Turno acompanha os horários de entrada e saída dos alunos.
Temos um Calendário Escolar, cujo cumprimento é ponto de honra, com todas as atividades letivas.
Utilizamos material didático do Positivo, com conteúdos selecionados de acordo com as orientações do MEC e inúmeras sugestões de acesso ao Positivo On. Nas aulas de Inglês, é utilizado material didático da Oxford, com ênfase na compreensão, fala e pronúncia.
Ministramos no prédio central Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Inglês, Arte e Educação Física.
Os alunos do 2º ao 5º do Fundamental vão semanalmente à Escola de Campo. Cedo, os pais deixam as crianças no prédio central e, em ônibus do Unificado, elas se deslocam para lá. Em um período do dia têm atividades de Educação Física, Esporte, Habilidades Manuais e Práticas Vivenciais. No outro período, têm aulas de Ciências Humanas e da Natureza, desenvolvem uma Atividade do Campo e saboreiam um delicioso lanche. Os alunos do 1º do Fundamental vão duas tardes por mês.
Damos acompanhamento constante da evolução dos alunos do 1º e 2º do Fundamental no processo de alfabetização, que acontece em um ambiente rico em experiências necessárias ao desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família. Alunos com dificuldades são encaminhados para as aulas da Oficina de Motricidade e Alfabetização, que visam desenvolver a coordenação motora fina, a coordenação motora ampla e a lateralidade.
Entendemos que a prática da leitura visa ao prazer por esse hábito. Assim, no início do ano, cada aluno adquire um título, mas lê, ao longo do ano, em sistema de rodízio, cerca de 20 títulos. Ao final de cada livro, são propostas atividades lúdicas.
Visando ao compartilhamento de experiências em um ambiente acolhedor, conduzindo o grupo a refletir sobre as causas das questões apresentadas e a buscar as possíveis soluções, temos a Tutoria, nosso projeto socioemocional do Unificado. Temas como emoções, identidade, relacionamento e empatia, dentre outros, são abordados ao longo do ano.
Desenvolvemos dois temas ao longo do ano. Em cada um, após a definição do tema, a regente começa uma discussão com a turma, estabelecendo o que já sabemos, o que queremos saber, quais são as nossas hipóteses, o que faremos para descobrir e como iremos registrar e, ao longo das próximas semanas, realiza-se a investigação.
A partir do 2º do Fundamental, nosso sistema de avaliação se constitui, para as disciplinas de sala de aula, em o professor distribuir 100 créditos entre as diversas atividades avaliativas e o aluno, à medida que realiza estas atividades, acumular os créditos obtidos. A avaliação de Arte e Educação Física é por conceito. Consideramos o aluno aprovado se obtiver média geral maior ou igual a 70% desde que em nenhuma disciplina tenha desempenho inferior a 50%. As atividades avaliativas são “sabidinhos” (avaliações discursivas individuais), trabalhos (incluindo produção de texto) e a nota livre.
O desempenho do aluno é acessível pelo aplicativo do Unificado. Não obstante, à medida que as avaliações vão ocorrendo, o Coordenador de Turno contacta o responsável pelo aluno com desempenho preocupante e chama este aluno para as aulas de apoio, trabalhando dificuldades específicas em Língua Portuguesa e Matemática. Alunos do 3º ao 5º ano, com dificuldade específica no traçado da letra cursiva, são encaminhados ao programa de caligrafia, que visa sanar estas dificuldades. Há ainda um documento com descrição da vivência da turma e um relato do aluno, a “Trajetória da Criança”, entregue trimestralmente no 1º e 2º ano, semestralmente no 3º ano e, ao final do ano, no 4º e 5º ano.
Estabelecemos um conjunto básico de regras para a boa convivência no ambiente escolar, com sanções, e, para cada ambiente da unidade, um rol de procedimentos a serem seguidos.
Em alguns dias da semana, após as aulas, oferecemos escolinhas esportivas gratuitas, como futsal e vôlei, e escolinhas diversas pagas, como arte marcial e ballet, sob demanda. Há ainda, ao longo do ano, dois festivais esportivos de recreação para meninos e meninas do 1º e 2º ano e, para as turmas do 3º ao 5º ano, três festivais esportivos de futsal para os meninos e dois festivais esportivos de diversas modalidades para as meninas, sempre em sábados pela manhã.
Temos diversos eventos ao longo do ano. Começando em abril com o Unifamília (confraternização entre a escola e as famílias na Escola de Campo) e em junho, temos a Unifestança (nossa festa junina na Escola de Campo). Em agosto, acontece a Feira do Conhecimento Jr. (que incentiva a pesquisa de temas que mereçam um olhar curioso e investigativo) e em setembro, promovemos o Open School (evento em inglês com apresentações que enfatizam a habilidade de speaking). Em outubro, ocorre a Semana da Criança (com ações de solidariedade que envolvem pais e alunos, além de atividades recreativas para os estudantes) e a Unigincana Jr. (uma competição saudável entre equipes de pais e filhos). Em novembro, é a vez da Arena Unificado (um dia de diversão na Escola de Campo, com esportes e muita música ao vivo). Os alunos do 5º ano participam ainda de uma viagem especial, de dois dias e uma noite em um hotel, para marcar o encerramento de um ciclo. O ano termina com o Uniarte -- apresentações artísticas que fecham o período letivo com chave de ouro.
Promovemos em fevereiro o Passeio de Integração — em local aprazível nas redondezas, para matar as saudades dos colegas veteranos e para se enturmar com os novos colegas — em julho o Acampamento de Férias para os alunos do 4º e 5º ano — na Escola de Campo, com duração de dois dias e uma noite de muita diversão e aventuras — e em dezembro o Acantonamento para 1º ao 4º ano — uma noite na escola com muita festa.
• Regular: 13h30 às 18h15
• Integral: 7h às 18h15
1º e 2º anos: em torno de 22 alunos.
3º ano: em torno de 25 alunos.
4º e 5º anos: em torno de 27 alunos.
13h30 às 18h15
1º e 2º anos: em torno de 22 alunos.
3º ano: em torno de 25 alunos.
4º e 5º anos: em torno de 27 alunos.
Básico: 13h30 às 18h15;um dia a partir das 9h
Integral: 9h às 18h15
1º e 2º anos: em torno de 22 alunos.
3º: em torno de 25 alunos.
4º e 5º anos: em torno de 27 alunos.
Regular: 13h30 às 18h15
Integral: 7h às 18h15 (com opção de entrada às 10h)
1º e 2º anos: em torno de 22 alunos.
3º ano: em torno de 25 alunos.
4º e 5º anos: em torno de 27 alunos.
13h30 às 18h15
1º e 2º anos: em torno de 22 alunos.
3º ano: em torno de 25 alunos.
4º e 5º anos: em torno de 27 alunos.
Gostaríamos muito que você viesse conhecer o Colégio Unificado. Clique no botão abaixo para agendar uma visita.
AGENDE UMA VISITA