As atividades que buscam fazer os alunos do Fundamental I compreender o conceito da multiplicação são exaustivamente desenvolvidas nos livros do Positivo. Aqui, se trata da estratégia adotada pelo Unificado para que os alunos memorizem a tabuada de multiplicação.
Semanalmente, as regentes do 3º ao 5º do Fundamental devem dedicar 15 min para aplicar uma técnica de memorização da tabuada, conforme o esquema abaixo:
Em agosto, os alunos do 4º e 5º do Fundamental são submetidos a um teste de avaliação, com 20 questões do tipo 3 x 8, elaborado pela Direção de Ensino, versando sobre as tabuadas que o aluno já deveria ter memorizado:
Este teste, com duração de três minutos, é aplicado pelo Vice-Diretor e corrigido pelo Coordenador de Turno.
Os alunos com acerto inferior a 75% podem, caso haja interesse, participar de uma bateria de quatro encontros, após as aulas regulares, com duração de 35 min cada, sem custo, e que, ao final, será aplicado novamente um teste.
Nos encontros, serão aplicadas técnicas de memorização da tabuada. As turmas não deverão ter mais de 15 alunos, e poderão ter alunos de ambas as séries. Alunos com desempenho superior a 75% poderão participar, desde que haja vaga.
Em um quinto encontro, se aplica novamente o teste. Alunos com baixo desempenho que não fizeram a bateria de encontros podem fazer o teste, caso se interessem. Alunos que não fizeram o primeiro teste são convidados com ênfase a fazê-lo neste momento. Após a aplicação, a Coordenadora de Turno corrige o teste.
Com os novos resultados, a Direção de Ensino prepara novamente os gráficos. Paralelamente, o professor do GRAMA aplica o mesmo teste do 5º do Fundamental em suas turmas do 9º do Fundamental. De posse do resultado, a Direção de Ensino elabora gráfico por unidade. De posse destes gráficos todos, a Coordenadora de Turno volta às salas e divulga o resultado da turma e da série (Anexo 10), e os compara com o do 9º do Fundamental.