VEJA OUTRAS UNIDADES
47 3366.0900 / 47 99929.1037
◄ VOLTAR

UNIQUALI

NORMAS



08.09.2021
PPP 16/01 | Inglês no Fundamental I / Balneário

 

TURMAS BILÍNGUES

As turmas chamadas bilíngues do Fundamental I do Unificado School (unidade do Unificado em Balneário Camboriú) têm seis aulas semanais de Inglês, sendo quatro delas no turno vespertino e duas no contraturno, e usam material didático da Oxford ― especificamente, “Bright Ideas”.

 

Aulas. A ênfase nas aulas está na oralidade. O professor entra em sala falando em inglês, cumprimentando os alunos, perguntando como está sendo o dia deles, ou seja, estimulando as crianças a falarem também. Então, retoma o vocabulário visto na aula anterior, instiga os alunos a falarem o que já aprenderam e que vai ajudá-los a entender o próximo conteúdo. Ao introduzir uma nova unidade do livro pedagógico, usa o material digital da Oxford como motivação, questionando os alunos em inglês; se necessário, faz interferências na língua materna. Apresenta os recursos multimídia, intercalando-os com perguntas e repetições de vocabulário, objetivando fixar as palavras que acabaram de ser ensinadas. Apresenta a gramática ilustrativamente, a partir de exemplos em inglês com ênfase na oralidade, com a associação de imagens a vocabulário sempre que possível. Faz atividades lúdicas para verificar se os alunos aprenderam o vocabulário novo.

 

(Os passos da aula de Inglês estão descritos no PO 57.)

 

Avaliação. A avaliação inclui provas, Trabalhos e nota livre, como nas demais disciplinas de sala de aula; há prova escrita, que segue a diretriz da disciplina, mas também há prova oral. 

 

A prova oral tem três etapas (“rounds”). No primeiro round (reading, leitura), que equivale a 25% da prova, o professor seleciona um texto curto do livro didático e pede para que o aluno o leia, verificando a pronúncia correta das palavras. No segundo round (conversation, conversação), que equivale a 50% da prova, o professor faz perguntas relacionadas à unidade em avaliação, trazendo para o contexto em que os alunos vivem, ou seja, não necessariamente sobre o tema abordado no livro, verificando se o aluno usa corretamente as estruturas gramaticais para elaborar suas respostas, além da fluência e da correção da pronúncia.  No terceiro round (tell me, diga-me), que equivale a 25% da prova, o professor, usando ou não a língua materna, avalia o aluno quanto ao conteúdo estudado de uma entre duas maneiras: pede para que o aluno diga a ele como dizer algo em inglês ou cria situações e pede para que o aluno lhe diga o que se deve fazer em momentos como aqueles. Em qualquer situação, verifica se o aluno conhece o vocabulário estudado, sabe usar a gramática, tem pronúncia correta e fluência.

 

(Orientações sobre a aplicação da prova oral estão na Inf. 85.)

 

Além disso, em outubro, alunos do 3º e 5º do Fundamental fazem testes em inglês do Toefl, que avalia o conhecimento da língua inglesa do aluno segundo os parâmetros do Quadro Comum Europeu; o resultado é apresentado aos pais e subsidia ações dos professores. O teste dos alunos do 3º do Fundamental é de natureza diagnóstica e o dos alunos do 5º do Fundamental é de proficiência.

 

Atividades. Ao longo do ano há quatro atividades relevantes para as turmas: English interventions (intervenções em inglês), English presentations (apresentações em inglês), Talking with foreigners (conversando com estrangeiros) e Unificado School Choir (coral do Unificado School).

 

Nas English interventions, diariamente, a assessora vai a todas as turmas ficando entre cinco e dez minutos em cada uma. Para tanto, informando-se previamente sobre os assuntos que as regentes abordarão em suas aulas, a assessora entra em sala cumprimentando os alunos em inglês e apresenta à turma o vocabulário, no idioma, que corresponde ao assunto que está sendo tratado. Se, por exemplo, se estiver trabalhando em Ciências as partes da planta, a assessora ensinará como se diz ‘caule’, ‘raiz’ e ‘folha’ em inglês. Os alunos anotam ou no caderno ou na parte de Ciências do livro.

 

Nas English presentations, ao longo do ano, nas aulas matutinas, entre outras atividades, o professor ensaia com os alunos declamação de poemas curtos, apresentação de sketchs teatrais (baseados na leitura de livros em inglês) e exibições em datas comemorativas (como St. Patrick’s Day). Os poemas e os sketchs, com não mais de 10 ou 15 min, são apresentados às 18h15 a alunos e a pais, em dias definidos, na biblioteca, no pátio ou no auditório. As exibições das datas comemorativas são feitas durante as aulas, no pátio ou no auditório, conforme a situação, envolvendo música e atividade corporal.

 

No Talking with foreigners, que acontece uma vez por semestre, no contraturno, ocorre uma videoconferência na qual os alunos conversam com um ou mais estrangeiros, falantes da língua inglesa. Para esta atividade, antecipadamente, o professor de Inglês define com os alunos um tema e, com eles, elabora as perguntas que serão feitas, enviando-as por e-mail aos entrevistados. No dia do bate-papo, os alunos, um a um, se aproximam da câmera e fazem uma pergunta. Assim, além de conhecer um pouco mais sobre diferentes culturas, os alunos têm a oportunidade de vivenciar uma conversa em inglês com um estrangeiro, colocando em prática aquilo que aprendem em sala de aula.

 

O Unificado School Choir, exclusivamente para alunos das turmas integrais, cujos ensaios ocorrem no final de toda sexta-feira pela manhã, é exclusivo para os alunos do integral. A assessora, responsável pela atividade, seleciona algumas músicas em inglês para apresentação em quatro momentos ao longo do ano: dia das mães, início do inverno, dia dos pais e Natal. Nos ensaios, os alunos assistem a clips das músicas e aprendem a letra parte por parte, só havendo avanço de estrofe quando a anterior é cantada sem a letra. Depois de ter a música memorizada e compreendida, o coral se apresenta nos intervalos para os colegas e em fins de tarde para os pais; tais apresentações são gravadas e os vídeos são enviados via aplicativo aos pais.

 

Estrutura. Cada sala de aula tem um English corner (cantinho do inglês), com um painel onde são colocadas expressões da língua inglesa cuja tradução não é literal (‘it’s a piece of cake’ não é ‘é um pedaço de bolo’, mas sim ‘é muito fácil’) para serem utilizadas quando apropriado. Semanalmente a expressão é alterada.

 

Semanalmente, produtos elaborados em inglês por todos os alunos de uma determinada turma (para um Trabalho, ou relativos a alguma data comemorativa), conforme escala, são expostos nos murais dos corredores da escola.

 

Semanalmente, às sextas-feiras, são adicionadas ao site do Unificado (em Serviços Online > Cooking Class Recipes) e enviadas pelo aplicativo aos pais as receitas realizadas nas aulas de culinária das turmas do integral, cujos nomes são traduzidos para o inglês pela assessora e que são inseridas em layout padrão.

 

A cada ano são adquiridos livros paradidáticos em inglês, chamados de readers, nos níveis do Common European Framework of Reference (CEFR) ou Quadro Comum Europeu (QCE), para a biblioteca. Os livros neste ambiente estão organizados de acordo com tais níveis, de modo que os alunos podem retirar livros que conseguem ler e já se habituam com os termos utilizados no teste de proficiência.

 

Clima. Procuramos criar um clima de “inglês no ar” no Unificado School. O projeto Yes, we speak English! (Sim, nós falamos inglês!) compreende quatro ações.

 

Na primeira ação, os professores de Inglês se comunicam com todos da escola (demais professores, pessoal administrativo, alunos e pais) apenas e unicamente em inglês durante todo o período em que estiverem na escola. Isto demonstra aos alunos que o esforço para aprender a língua inglesa não é só deles, mas de todos nós. Além disso, se um professor ou um funcionário não entender o que está sendo dito, um aluno por perto pode ajudar. (Naturalmente, os professores de Inglês usarão linguagem corporal para facilitar a compreensão.)

 

Na segunda ação, a assessora bilíngue produziu vídeos com comandos em inglês para quatro setores do Unificado: professoras regentes, Secretaria Escolar, auxiliares de Coordenação e cantina. Os links de acesso aos vídeos estão disponíveis no site do Unificado (em Saiba Mais > Speaking English in...); periodicamente, a assessora envia o vídeo destinado às professoras regentes a elas,  estimulando-as a praticarem e utilizarem em sala.

 

Na terceira ação, em alguns dias, no final da tarde, os professores de inglês e outros membros do Unificado fluentes nesta língua participam de um happy hour com pais também fluentes em inglês. Durante a atividade, de meia hora, todos conversam sobre assuntos variados em inglês, enquanto um pequeno coquetel é servido. Isto demonstra que a equipe do Unificado, com a qual os alunos convivem, domina a língua estrangeira ensinada na escola.

 

Na quarta ação, semanalmente às sextas-feiras, são enviadas pelo aplicativo aos pais as English tips (dicas de inglês), com dicas de atividades em inglês (tais como receitas para fazer, vídeos e filmes para assistir, músicas para ouvir, jogos para brincar) a serem feitas fora do ambiente escolar. Normalmente, as dicas estão relacionadas ao tema que cada turma está estudando no momento, sendo criadas pelos professores de Inglês e encaminhadas à assessora, que insere no layout padrão.

 

Eventos. Temos ao longo do ano dois grandes eventos e vários pequenos eventos. Os grandes eventos são Open School e Talent Night.

 

Open School. Neste evento, em setembro, os alunos demonstram a suas famílias as habilidades desenvolvidas até então na aprendizagem da língua inglesa, com ênfase no speaking. Assim, em um evento com uma temática cultural, todas as falas são em inglês.

 

Talent Night. Neste evento, em novembro, exclusivamente com turmas do período integral, os alunos expõem, em inglês, um projeto final sobre o que foi trabalhado durante o ano nas aulas de dança, teatro, artes marciais, esporte e culinária; o coral se apresenta.

 

Os pequenos eventos ocorrem em datas comemorativas ― St. Patrick’s Day, Valentine’s Day, Easter, 100 Days of School, Independence Day, Halloween e Thanksgiving Day ―, objetivando permitir aos alunos vivenciarem a cultura estrangeira. Na semana que antecede cada data, trabalhamos seu significado.

 

TURMAS INTEGRAIS

As turmas chamadas integrais do Fundamental I do Unificado School têm, além das citadas seis aulas semanais de Inglês, mais seis atividades em inglês ― Inglês, artes marciais, culinária, esportes & motricidade, dança & teatro e Doctor Stem. Estas atividades são dadas por professores especialistas nas respectivas modalidades, com proficiência em inglês.  

 

English. Utilizando games, jogos, histórias, músicas, a língua inglesa é desenvolvida de forma lúdica e significativa. São nestes momentos que os alunos praticam a oralidade e aprimoram seu vocabulário.

 

Martial Arts. Nesta atividade objetiva-se o aprimoramento do equilíbrio físico-emocional, da agilidade e da força, treinando-se sequência de movimentos de braços e de pernas, individualmente ou em grupo, através de comandos dados pelo professor.

 

Cooking. Através da seleção das receitas, da separação e manipulação dos ingredientes e do próprio preparo, o aluno, em espaço apropriado, é estimulado à descoberta, encantando-se pelos aromas dos temperos, o colorido dos legumes e frutas e a magia de preparar seu próprio alimento.

Sports and Motricity. Através das diversas modalidades ― vôlei, futebol, basquete, circuito americano e desafios ―, os alunos são capacitados a lidar com suas necessidades, desejos e expectativas, bem como a, prazerosamente, aprender a lidar com regras de convívio. 

 

Dance and Drama. Com a produção de pequenas peças teatrais e musicais, o aluno descobre, de forma divertida, todo o potencial do seu próprio corpo, aprimora sua expressão corporal e desenvolve sua expressão oral.

 

Doctor Stem. Nesta atividade se busca introduzir conceitos de ciências, tecnologia, engenharia e matemática com atividades práticas, através de um modelo de ensino mundialmente difundido que consiste em desafiar os alunos a desenvolver uma solução para uma situação real, seguindo o Processo de Design de Engenharia (EDP).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Homologado pelo Conselho Administrativo em 10/setembro/2021

Aprovado pelo Conselho Administrativo Ampliado em 8/setembro/2021

Elaborado pela Direção Geral em 17/agosto/2021 

 

Arquivos para download

PPP 16 Inglês no Fundamental I / Balneário DOWNLOAD