Desde 2013 o Unificado busca conscientizar seus alunos, funcionários e comunidade sobre a importância de práticas ambientalmente responsáveis, engajando-os em ações concretas de preservação do meio ambiente.
2013
Uma iniciativa de nossa atuação sustentável é a coleta de óleo de cozinha usado no ecoponto de cada unidade. Incentivamos nossos alunos a compartilhar esse programa com seus familiares, trazendo óleo de cozinha usado de casa; o material coletado, cuidadosamente armazenado, é encaminhado periodicamente à Escola de Campo. Lá, parte é vendido à empresa BioRecicle, que lhe dá a destinação correta; o recurso arrecadado é entregue a instituições de benemerência parceiras. Outra parte se destina à fabricação pelos alunos de sabão no laboratório da própria Escola de Campo, promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis.
Arrecadamos desde 2013 mais de 14 mil litros de óleo de cozinha usado.
Outra iniciativa sustentável é a coleta de lixo eletrônico. Orientamos os alunos a descartarem no ecoponto equipamentos eletroportáteis, como batedeiras, aspiradores de pó, ventiladores, secadores de cabelo, ferramentas elétricas, calculadoras, câmeras digitais e rádios, bem como equipamentos de informática, como computadores, tablets, notebooks, celulares, impressoras e monitores. Periodicamente este material também é encaminhado à Escola de Campo, ficando provisoriamente na “carroça do lixo eletrônico” — uma alegoria do velho que serve com o novo que não serve —, sendo então doado à cooperativa ReciclaVale, que garante a destinação adequada de todo esse resíduo, ação que promove a conscientização sobre a correta disposição desses materiais.
Arrecadamos desde 2013 cerca de 8 toneladas de lixo eletrônico.
2015
A terceira iniciativa é a feira de trocas, evento anual para os alunos do 2º ao 5º do Fundamental na Escola de Campo. Os alunos são convidados a trazer objetos de todo tipo que não utilizam mais, trocando com seus colegas. Ao participar da atividade, os alunos são estimulados a questionar a cultura do descarte e a valorizar a importância da conservação dos recursos naturais. Além disso, a troca de itens em bom estado fortalece o senso de comunidade e de colaboração, criando um ambiente onde todos podem contribuir para a construção de um mundo mais sustentável e equilibrado, com menos desperdício.
2016
Uma quarta iniciativa é a coleta e separação do lixo diário em nossas unidades. Os alunos são orientados a descartarem os resíduos conforme sua natureza — orgânicos e recicláveis. Para estimular o engajamento da criançada, criamos o personagem Zé Limpinho, que atua como um agente de sensibilização da importância da separação adequada para o ciclo de reciclagem.
2017
A quinta iniciativa é um sistema de ecobarreira no ribeirão do Meio, curso d’água que corta a Escola de Campo, visando reter o lixo, especialmente plástico, ali despejado, evitando que esses resíduos alcancem outros corpos d'água e, eventualmente, o oceano, onde causariam danos à fauna marinha. Além de contribuir para a qualidade da água, o equipamento é uma ferramenta de aprendizado, promovendo a conscientização ecológica da comunidade, e exemplificando como práticas simples podem ter um impacto positivo no meio ambiente.
2022
A sexta iniciativa é a instalação de painéis de energia solar nas unidades de Itajaí e do School, uma ação de suma importância do ponto de vista da sustentabilidade, pois contribui significativamente para a redução da pegada de carbono da escola. Ao adotar fontes de energia renovável, como a solar, a instituição diminui sua dependência de combustíveis fósseis, que são uma das principais causas das mudanças climáticas. Além disso, utilizando energia solar, uma forma de energia limpa e inesgotável, promovemos a conscientização sobre alternativas sustentáveis e incentivamos a adoção de práticas mais ecológicas na comunidade escolar e além dela.
2024
Uma sétima iniciativa é a compostagem, ou seja, a transformação de resíduos orgânicos (como restos de alimentos, excrementos de animais e folhas secas) em adubo natural, prática que ajuda a reduzir o volume de resíduos enviados ao aterro sanitário, prolongando a vida útil desses locais e diminuindo a emissão de gases de efeito estufa, como o metano. Os alunos participam do processo de compostagem, aprendendo sobre ciclos naturais e gestão de resíduos de forma prática, o que promove a responsabilidade ambiental.
A oitava iniciativa é a instalação de um biodigestor na Escola de Campo, que transforma os resíduos orgânicos da instituição em biogás e biofertilizante. Esse equipamento propicia a gestão sustentável dos resíduos, evitando que lixo alimentício seja enviado ao aterro sanitário e, assim, contribuindo para a redução da emissão de gases de efeito estufa. Além disso, ao gerar biogás, o biodigestor oferece uma fonte de energia limpa, enquanto o biofertilizante pode ser utilizado na própria horta escolar, fechando o ciclo de sustentabilidade. Assim, além de adotar práticas ecológicas, o Unificado demonstra aos alunos a importância da inovação tecnológica na preservação ambiental.
2025
A nona iniciativa é a implantação de um apiário com abelhas sem ferrão na Escola de Campo, prática que traz inúmeros benefícios ambientais. As abelhas desempenham um papel crucial na polinização, essencial para a manutenção da biodiversidade nesta área de Mata Atlântica. Além disso, a produção de mel e outros produtos da colmeia cria uma conscientização sobre a importância das abelhas no combate à crise climática, uma vez que elas são fundamentais para a saúde dos ecossistemas e para o equilíbrio das cadeias alimentares. Mais uma valiosa experiência de educação ambiental.
Estas iniciativas são ações que, ao proporcionarem uma experiência tangível sobre consumo consciente e ações práticas de sustentabilidade, atraíram a atenção da regata The Ocean Race, tornando o Colégio Unificado parceiro em seu programa de educação ambiental há três edições seguidas em Itajaí.
Através desses programas buscamos inspirar nossos alunos a se tornarem agentes de mudança em prol de um futuro mais sustentável e consciente, crentes de que pequenas, mas permanentes, ações podem gerar grandes impactos.