VEJA OUTRAS UNIDADES
47 3398.0450 / 47 99929.1037
◄ VOLTAR

UNIQUALI

NORMAS



13.07.2021
PPP 03/01 | Aplicação de provas

 

Ao menos um dia antes da aplicação de uma prova, a Direção de Ensino despacha os malotes com as provas impressas às unidades. Recebendo, a Secretaria Escolar armazena em local seguro.

 

APLICAÇÃO DE PROVAS NO FUNDAMENTAL I

No dia da aplicação da prova (chamada “sabidinho” no segmento), o Coordenador de Turno recolhe os malotes na Secretaria Escolar e entrega às regentes, orientando-as a fazer com que esta seja, preferencialmente, a primeira atividade do dia.

 

Para a aplicação do sabidinho, os alunos devem estar sentados nas carteiras dispostas em fila, uma atrás da outra. Pode ser interessante que, caso a turma não tenha um espelho de sala, que haja nos dias em que houver esta atividade ― ou, ao menos, para apenas durante a atividade. Antes de entregar as provas, a regente solicita aos alunos que deixem sobre a carteira apenas o estojo; todo o resto fica guardado na mochila. Então, a regente entrega as provas. Após todos receberem, a regente solicita que preencham cuidadosamente o cabeçalho.

 

As provas são feitas pelos alunos a lápis até as do primeiro trimestre do 5º ano do Fundamental; a partir do segundo trimestre do 5º do Fundamental, à caneta, mas, nas questões de cálculo, apenas o resultado deve ser à caneta.

 

Há três procedimentos de aplicação das provas: A ― a regente lê cada questão, esclarecendo dúvidas coletivamente, e aguarda os alunos responderem, indo assim até a última questão; B ― a regente lê todas questões em sequência, esclarecendo dúvidas coletivamente; ao final, os alunos começam a respondê-las; C ― a regente não lê as questões e autoriza os alunos a lê-las e a respondê-las. A tabela que se vê baixando o anexo indica o procedimento, de acordo com a série, o trimestre e a bateria.

 

A duração da aplicação do sabidinho varia conforme a série: 2º do Fundamental ― 1 h 30 min; 3º e 4º do Fundamental ― 1 h 15 min; 5º ano do Fundamental ― 1 h. Quando um aluno terminar de resolver as questões de seu sabidinho, levanta a mão e a regente vem até sua carteira recolhê-lo. Então, o aluno, conforme estabelecido pela regente no início da aplicação, fica lendo algo em sua carteira, recebe alguma atividade para fazer ou vai para o cantinho dos jogos da sala. Em nenhum caso, sai da sala.

 

(Detalhes sobre mediação da regente e checklists dos procedimentos no PO 119.)

 

APLICAÇÃO DE PROVAS NO FUNDAMENTAL II E MÉDIO

Na véspera da aplicação de uma prova, o Coordenador de Turno imprime as correspondentes listas de presença. No dia da aplicação, recolhe os malotes na Secretaria Escolar, anexando as listas de presença.

 

Ao bater o sino para o início das provas, o Coordenador de Turno, reunido com os fiscais em sua sala, dá as últimas orientações e entrega a cada fiscal um malote e a respectiva lista de presença, promovendo rodízio de salas entre os fiscais.

 

Durante a realização da prova, o Coordenador de Turno circula pelos corredores, entra nas salas sem alarde, chama discretamente a atenção de um fiscal para aluno em atitude suspeita, e, ao tempo em que resolve eventuais problemas que surgirem, mostra que está presente. Por sua vez, o auxiliar de Coordenação circula pelos corredores atento a eventuais chamados dos fiscais, mas evitando entrar nas salas. Os primeiros dez minutos da prova se constituem em um período de tolerância para alunos que se atrasam. Neste período, quem os recebe os encaminha ao Coordenador de Turno, que, por sua vez, os encaminha à sala. Após este prazo, o funcionário orienta os alunos a fazer requerimento de segunda chamada, e os dispensa.

 

À medida que os alunos vão terminando a prova (ao menos 40 minutos no Fundamental II e 45 minutos no Médio), o auxiliar de Coordenação os encaminha ao pátio (no caso do Fundamental II) ou recomenda que se dirijam para casa (no caso do Médio), a fim de que não atrapalhem seus colegas que ainda continuam trabalhando. Encerrada a prova, o fiscal leva o malote e a lista de presença à Secretaria Escolar, lá os deixando, e assina um controle de entrega.

 

(Detalhes sobre a atuação das equipes da Secretaria Escolar e da Coordenação de Turno no PO 10. Orientação aos fiscais de prova no anexo ao PO 10.)

 

 

Homologado pelo Conselho Administrativo em 19/julho/2021

Aprovado pelo Conselho Administrativo Ampliado em 13/julho/2021

Elaborado pela Direção Geral em 1º/fevereiro/2019

Arquivos para download

PPP 03 Aplicação de provas DOWNLOAD