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UNIQUALI

NORMAS



13.07.2021
PPP 07/02 | Nota Livre

 

Fundamental I. Neste segmento, a Nota Livre é utilizada nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências e Inglês e objetiva avaliar os conteúdos atitudinais trabalhados.

 

Ao elaborar o relatório de avaliação de cada aluno para a Trajetória da Criança o professor dá a Nota Livre, cujo valor é 2,0 créditos. Para tanto, o professor responde um questionário com dez perguntas, assinalando ‘sempre’, ‘às vezes’ ou ‘raramente’ em cada item, atribuindo dois décimos (0,2), um décimo e meio (0,15) ou um décimo (0,1) de crédito, respectivamente.

 

As perguntas se dividem em quatro blocos. O primeiro bloco tem duas perguntas:

Coopera com os amigos e com os professores?

Respeita as regras estabelecidas pelo grupo e pelo Unificado?

Para respondê-las, o professor deve perceber se o aluno, ao longo das aulas, divide funções com os colegas, ajuda um colega em dificuldades e respeita as opiniões dos colegas e faz silêncio na hora da explicação, respeita as diferentes opiniões, é cuidadoso nas brincadeiras para não se machucar nem machucar um colega, respeita a entrada e saída da sala no recreio e nas aulas externas.

 

O segundo bloco tem três perguntas:

Colabora com opiniões e sugestões significativas?

É participativo nas atividades propostas?

Faz tarefas com interesse e pontualidade?

Para respondê-las, o professor deve perceber se o aluno, ao longo das aulas, manifesta suas ideias, argumentando, auxilia nas discussões e resolução de problemas, fica atento à exposição, contribui nas revisões dos sabidinhos e dos textos coletivos, é questionador, sabe “fazer perguntas”.

 

O terceiro bloco também tem três perguntas:

É organizado e cuidadoso com seu material?

Zela pela escola e por outros espaços públicos?

Traz o que é solicitado pelo Unificado com pontualidade?

Para respondê-las, o professor deve perceber se o aluno, ao longo das aulas, cumpre seus compromissos de trazer material e coletar dados, procura manter a ordem e a limpeza da escola e de outros ambientes públicos em atividades externas, não risca carteiras nem rasga cartazes, traz recados e sabidinhos assinados.

 

O quarto bloco tem as duas últimas perguntas, relacionadas à Escola de Campo:

É assíduo às aulas?

Traz o material solicitado?

Para respondê-las, o professor deve verificar seus apontamentos relacionados às aulas que deu durante o trimestre na Escola de Campo.

 

(Orientação ao professor do Fundamental I está no PO 15.)

 

Fundamental II e 1º e 2º do Médio. Nestes segmentos, a Nota Livre é utilizada em todas as  disciplinas presenciais, exceto Arte no Fundamental II, Literatura no 1º e 2º do Médio e Educação Física em ambos os segmentos.

 

Inicialmente, observamos que os professores regentes das turmas do Fundamental I, tendo em vista permanecerem com os alunos cerca de 20 horas-aula semanais, têm condições de, ao atribuírem a Nota Livre aos alunos, se aterem a aspectos como os descritos acima. Já os professores das turmas do Fundamental II, por permanecerem de duas a cinco horas-aula semanais com seus alunos, se aterão apenas à verificação da realização das tarefas e da utilização do livro e do caderno ¾ aspectos mais objetivos ¾ e, observando ora o aluno individualmente e ora sua atuação em grupos de trabalho, farão a verificação da participação e cooperação.

 

Ao longo do trimestre, o professor verifica a realização das tarefas pelos alunos, anotando os que não a fizeram. Ao final do trimestre, o professor anota o total de tarefas verificadas e o total de tarefas realizadas, dando a nota. Também ao longo do trimestre, o professor verifica, indo de carteira em carteira, a utilização do livro e do caderno pelo aluno. A cada observação, anota + ou –, conforme o aluno esteja usando adequadamente ou não este material. Ao final do trimestre, o professor verifica a relação entre os números de sinais + e –,  dando a nota.

 

Por fim, ao longo do trimestre, o professor avalia seus alunos quanto à participação e cooperação em sala de aula. Para isso, deve ter sua atenção voltada, nas diversas atividades, a se o aluno coopera com os amigos e com os professores, respeita as regras e normas estabelecidas pelo grupo e pelo Unificado, colabora com opiniões e sugestões significativas e é participativo nas atividades propostas. Para tanto, o professor deve perceber se o aluno, ao longo das aulas, divide funções com os colegas, ajuda um colega em dificuldades, respeita as opiniões dos colegas e faz silêncio na hora da explicação. Também se, ao longo das aulas, o aluno manifesta suas ideias, argumentando, auxilia nas discussões e resolução de problemas, fica atento à exposição, contribui nas revisões das avaliações, é questionador, sabe “fazer perguntas”. A cada vez que perceber que um aluno está tendo o comportamento esperado, o professor anota + e, inversamente, quando perceber que isto não está ocorrendo, anota –. É importante que o professor cheque suas anotações frequentemente, a fim de perceber sobre quais alunos, eventualmente, não está fazendo observações. Ao final do trimestre, o professor verifica a relação entre os números de sinais + e – para dar a nota.

 

Assim, ao final do trimestre, o professor somará as notas dos três itens, tendo, para cada aluno, sua nota livre.

 

(Orientação ao professor do Fundamental II e 1º e 2º do Médio está no PO 16.)

 

Terceirão. Neste segmento, a Nota Livre é utilizada nas disciplinas de Língua Portuguesa, Física, Química, Biologia, Matemática, História e Geografia. Tendo em vista que a maioria dos professores dá apenas uma aula semanal para a turma, cabe ao Coordenador de Turno, que tem mais contato com os alunos,  atribuir-lhes a Nota Livre.

 

Ao longo do trimestre, o Coordenador de Turno verifica se os alunos fazem os Trabalhos e as propostas-treino de Redação e se acessam as aulas de Produção de Texto, Arte e Filosofia & Sociologia postadas no Google Classroom. No final do trimestre, o Coordenador de Turno verifica a assiduidade dos alunos às aulas, observando suas faltas e as chegadas em atraso, e avalia os alunos quanto à cooperação em sala de aula, observando as ocorrências de problemas disciplinares e exclusões de sala.

 

 

Homologado pela Conselho Administrativo em 11/agosto/2021

Aprovado pelo Conselho Administrativo Ampliado em 13/julho/2021

Elaborado pela Direção Geral em 4/março/2020